5º Encontro de Cultura Cigana terá exibição de produções audiovisuais, oficinas de danças e apresentações culturais com a temática dos povos ciganos
O 5º Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso, que terá exibição de produções audiovisuais, oficinas de danças e apresentações culturais com a temática dos povos ciganos, inicia nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, em Tangará da Serra. A ação contudo, acontece pela AEEC-MT, conta com apoio da Secel-MT.
Realizado no mês em que se comemora o Dia Nacional dos Povos Ciganos, o encontro tem como objetivo valorizar a ancestralidade dos povos ciganos. Especialmente, as mulheres e as lideranças mais antigas.
A programação inclui o 3ª Encontro de Mulheres Ciganas de MT, que deve reunir em torno de 80 a 100 pessoas em Tangará da Serra. Neste ano virão ciganos de outros Estados, especialmente para participarem do evento.
Assim, a programação do III Encontro de Mulheres Ciganas contará ainda com apresentações culturais com artistas ciganos. Oficinas de medicina tradicional cigana, com a Mestra da Cultura Mato-grossense, Maria Divina Cabral, a Mestra Diva, oficinas de danças ciganas com Sara Macedo (Goiânia). Bem como a oficina de circo para crianças com Jaque Roque (Cuiabá).
Outra ação que ocorrerá é a Mostra Calon Lachon, com a exibição de várias produções audiovisuais que abordam a temática dos povos ciganos.
A atividade ocorre na sexta-feira e sábado (23 e 24.5) na Chácara WR, em Tangará da Serra.
Minissérie “Luzia e As Calins do Cerrado”
Na programação da mostra está o lançamento de seis curtas metragens produzidos pela AEEC-MT nos últimos dois anos. Aliàs, dos quais cinco são episódios da minissérie “Luzia e As Calins do Cerrado” e sexto é o vídeo “Chibe”. O média-metragem convidado especial da mostra será “De Baixo Das Lonas, Tudo É Mais Bonito!”. Dirigido pelo cineasta Calon circense, Roy Rógeres, mais conhecido como “Tati, a Cigana”.
A minissérie “Luzia e As Calins do Cerrado” aborda em cinco episódios a relação das mulheres do tronco étnico Calon, as Calin, com a natureza e a cultura cigana, consideradas por elas como inseparáveis e únicas. Enquanto que o vídeo “Chibe” traz um registro da Oficina de Chibe: Reavivando A Língua Calon.