Alcaraz supera lesão e Zverev por 7-5 no Australian Open
Carlos Alcaraz superou um problema na perna e venceu Alexander Zverev por 6-4, 7-6(5), 6-7(3), 6-7(4) e 7-5 nesta sexta-feira (30) para alcançar sua primeira final do Australian Open. Com o triunfo, o espanhol manteve viva a busca pelo Grand Slam de carreira.
Aos 22 anos, Alcaraz demonstrou preocupação e teve dificuldades de locomoção após sentir o incômodo no placar de 4-4 do terceiro set, que acabou perdido no tiebreak. Mesmo limitado fisicamente, ele se apoiou na potência dos golpes e na precisão para encontrar winners e manter a partida em disputa.
O espanhol seguiu lutando, superou Zverev no set decisivo e agora tentará se recuperar para enfrentar Novak Djokovic ou Jannik Sinner na final de domingo (1º). Uma vitória lhe permitirá completar a coleção dos quatro torneios de Grand Slam.
Já acostumado a partidas épicas em cinco sets em grandes palcos — como na final de Roland Garros do ano passado, quando venceu Sinner —, Alcaraz afirmou que a crença foi fundamental para prevalecer na semifinal mais longa da história do Australian Open, com cinco horas e 27 minutos de duração.
“Sempre digo que você tem que acreditar em si mesmo, não importa o que esteja enfrentando”, disse Alcaraz.
“Eu estava sofrendo no meio do terceiro set. Fisicamente, foi uma das partidas mais exigentes que já joguei na minha curta carreira. Mas já estive nesse tipo de situação antes. Tive que colocar o coração no jogo. Fiz isso, lutei até a última bola… Estou extremamente orgulhoso da forma como lutei e de como voltei no quinto set”.
O jogo
Após oito games consecutivos de saque confirmado, sob sol forte na Rod Laver Arena, Alcaraz conseguiu a primeira quebra. Isso porque Zverev cometeu uma dupla falta. Então, o espanhol confirmou o serviço seguinte sem perder pontos. Por fim, fechou o set inicial.
Zverev demonstrou insatisfação com a tensão das cordas da raquete ao fim do primeiro set. Ainda assim, resistiu à pressão em um game inicial de 10 minutos no segundo set. Do mesmo modo, abriu 5-2. Isso porque aproveitou erros do adversário.
Um forte backhand permitiu a Alcaraz devolver a quebra no nono game. Além disso, o número um do mundo empatou na sequência. No tiebreak, então, elevou a intensidade. Desse modo, ampliou a vantagem no jogo.
Dores na coxa
O seis vezes campeão de Grand Slam chegou a 4-4 no terceiro set antes de começar a sentir dores na coxa direita. Alternando golpes potentes e curtinhas, Alcaraz fez 5-4 e, em seguida, pediu atendimento médico.
Zverev, irritado, reclamou com o supervisor, argumentando que o adversário não deveria receber tratamento para cãibras segundo as regras, embora não estivesse claro qual era exatamente o problema na perna.
Alcaraz seguiu em quadra, confirmou o saque para fazer 6-5, tomou um grande gole de suco de picles e se entregou no tiebreak seguinte. Zverev, porém, não aliviou e igualou o jogo em sets.
Com a movimentação melhorando aos poucos, Alcaraz comemorou com punhos cerrados, sob aplausos intensos, após games importantes de saque no quarto set, forçando novo tiebreak. Nele, Zverev elevou o nível do saque para levar a partida ao quinto set.
Cabeça de chave número três, Zverev conseguiu uma quebra cedo, mas Alcaraz voltou a se parecer com sua melhor versão ao perseguir uma bola curta na rede e executar um winner espetacular em total alongamento no sexto game, reacendendo a esperança da torcida.
Alcaraz finalmente quebrou o saque no décimo game, com a Rod Laver Arena em êxtase, e selou uma vitória épica na primeira partida de cinco sets disputada na quadra central nesta edição do torneio.
“Eu não poderia estar aqui agora fazendo essa entrevista sem vocês”, disse Alcaraz, apontando para o público.
“Sou muito grato pelo apoio que recebi, não apenas nesta partida, mas durante todo o torneio. Estou muito feliz por ter a chance de disputar minha primeira final em Melbourne. Era algo que eu buscava muito, perseguia muito, e agora tenho a oportunidade de lutar pelo título”, finalizou.
Fonte: cnn




