A assistente virtual “Alê”, ferramenta utilizada no Instagram da Assembleia, ficou em segundo lugar em concurso de inovação do Redes WeGov
Ferramenta utilizada no Instagram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ficou em segundo lugar em uma competição com 14 outros projetos de inovação de todo o Brasil. O concurso aconteceu durante o 14° Redes WeGov, evento de inovação no setor público, realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Florianópolis (SC).
A assistente virtual “Alê”, criada pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2024, facilita o acesso dos cidadãos às informações sobre as atividades do Parlamento estadual.
A “Alê” responde automaticamente aos usuários que comentam palavras-chave específicas em publicações da ALMT, enviando a eles conteúdos extras relacionados aos assuntos abordados.
“Por exemplo, imagine que está tramitando na Casa um projeto de lei que visa coibir incêndios no Pantanal. Ao cadastrarmos a palavra-chave ‘Pantanal’, qualquer cidadão que comentá-la em uma publicação receberá automaticamente a íntegra do projeto por mensagem direta – DM”. Assim explica o gerente de Marketing da ALMT, Ricardo Sardinha.
Desenvolvida a partir de uma tecnologia originalmente voltada para vendas, a ferramenta adaptada visa se tornar uma solução de acesso à informação e já recebeu mais de mil interações desde a sua implantação.
O secretário de Comunicação da ALMT, Henrique Santos, afirma que a busca por uma comunicação mais acessível tem guiado diversas ações da Instituição. E que a assistente virtual é mais uma medida adotada para ampliar a transparência e aproximar o Parlamento da população.
Participantes aprendem e ensinam, ao mesmo tempo
Após conhecer a solução implementada nas redes sociais da ALMT, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das três esferas de governo, requisitaram apoio do Parlamento mato-grossense para adoção de iniciativa semelhante em suas páginas. “O diferencial do WeGov é justamente esse: os participantes aprendem e ensinam, ao mesmo tempo, e isso é muito interessante”, frisou Henrique Santos.
Além da “Alê”, exibiram outros 14 projetos inovadores durante o evento, abordando temas como automações para Instagram, incentivo à leitura. Bem como, campanhas de saúde, comunicação inclusiva e uso de linguagem simples. Para a seleção dos trabalhos, foram considerados critérios como inovação, impacto e criatividade.
Gabriela Tamura, coordenadora do WeGov, destacou a importância da troca de experiências entre instituições. Aliás, muitas vezes enfrentam os mesmos desafios sem saber que outras já encontraram soluções, o que, segundo ela, contribui para a melhoria do serviço público.
O Redes WeGov é um evento que promove inovação, troca de experiências e aprendizado colaborativo no setor público. Dessa forma, foca especialmente em comunicação pública, tecnologia e governança.