No momento, você está visualizando ESMALTES TÓXICOS: Anvisa proíbe unhas de gel que causam câncer e infertilidade
Anvisa proíbe unhas de gel por risco à saúde. Resolução proíbe qualquer cosmético que contenha as substâncias TPO e DMPT Foto: Reprodução

ESMALTES TÓXICOS: Anvisa proíbe unhas de gel que causam câncer e infertilidade

Anvisa proíbe unhas de gel por risco à saúde

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomou atitude contra duas substâncias químicas usadas em unhas de gel ou esmaltes em gel que causam risco à saúde. Em resolução aprovada (29), a agência proibiu o uso dos produtos que contêm elementos tóxicos em suas composições.

As substâncias proibidas são:

  • TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina]: classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade;
  • DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina): também conhecida como DMTA (dimetiltolilamina), a substância pode provocar câncer em seres humanos.

Os riscos foram confirmados por estudos internacionais em animais. Segundo a Anvisa, os químicos são comumente usados em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, sobretudo para fazer unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED.

Anvisa proíbe unhas de gel ‘imediatamente’ e ordena retirada do mercado

A resolução da Anvisa proíbe, acima de tudo, unhas de gel ou qualquer outro cosmético que contenha as substâncias TPO e DMPT. Essa decisão se alinha, ademais, aos padrões de segurança da União Europeia, que, do mesmo modo, também baniu esses ingredientes.

Conforme a agência, a medida visa proteger a saúde das pessoas que utilizam os produtos e principalmente dos profissionais que trabalham com eles. A diretora Daniela Marreco explica que, apesar do risco ser maior para manicures, os consumidores também estão expostos aos efeitos nocivos.

“Cabe reforçar que os eventos adversos dessas substâncias estão, em geral, associados a exposições repetidas e prolongadas, de modo que contatos ocasionais ou pouco frequentes representam risco significativamente menor, o que, contudo, não afasta a necessidade de uma medida tempestiva de proibição dessas substâncias”, destaca a diretora.

Diante desse cenário, a Anvisa proíbe unhas de gel e esmaltes que contenham as substâncias tóxicas, determinando os seguintes prazos:

  • Imediatamente: a partir da publicação da norma, fica proibida a fabricação, a importação e a concessão de novos registros ou notificações para produtos que contenham TPO ou DMPT.
  • Prazo para o comércio: as empresas e estabelecimentos têm 90 dias para parar de vender ou utilizar os produtos que já estão no mercado.
  • Após 90 dias: passado esse prazo, a Anvisa cancelará todos os registros e notificações desses produtos. As empresas responsáveis deverão realizar o recolhimento daqueles que ainda estiverem em lojas e distribuidoras.