Aprosoja MT apoia medida do Governo para congelamento do Fethab e alívio ao produtor rural
Diante do cenário de elevação dos custos de produção rural, das dificuldades mercadológicas e das taxas de juros em patamares proibitivos. A Aprosoja MT tem recebido constantes reclamações dos produtores em relação aos aumentos do Fethab, decorrentes de sua vinculação ao índice inflacionário. Em virtude disso, a Aprosoja tem buscado, junto ao Governo de Mauro Mendes e Presidente da ALMT, Max Russi, medidas que atenuem esse impacto sobre a rentabilidade do produtor rural.
Sensíveis a essa demanda, tanto a ALMT, por meio do presidente, deputado Max Russi, quanto o Governador Mauro Mendes, têm se empenhado em encontrar soluções para evitar um aumento descontrolado dessa contribuição ao produtor. Nesta terça-feira (1), a entidade recebeu a informação de que o Governador encaminhará à Assembleia um projeto de lei. Ou seja, a autorização do congelamento dos aumentos da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), impactando diretamente o cálculo do Fethab.
Por isso, firmaram o compromisso entre o Governador e a Aprosoja MT de manter o valor congelado até o final do ano. Medida que a entidade agradece prontamente. Agora, a Aprosoja MT espera que a ALMT aprove o projeto. Evitando, assim, um efeito inflacionário sobre uma contribuição destinada à melhoria da infraestrutura. Mas que não deve, em virtude do descontrole fiscal do país, comprometer a renda do produtor rural.