Ursula von der Leyen pede negociações de paz
O ataque russo com drones e mísseis durante a noite à capital da Ucrânia, Kiev, danificou o prédio da delegação da União Europeia na cidade, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira (28).
A equipe da delegação estava segura, escreveu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no X. Ela pediu à Rússia que interrompesse seus “ataques indiscriminados à infraestrutura civil e participasse das negociações para uma paz justa e duradoura”.
Além da base da União Europeia, o ataque russo, entretanto, matou 18 pessoas em outras partes da cidade. Bem como feriu dezenas e danificou prédios em sete distritos, disseram autoridades ucranianas.
A comissária da União Europeia Marta Kos afirmou, contudo, que o prédio do bloco foi danificado durante ataques em áreas civis.
“Condeno veementemente esses ataques brutais, um sinal claro de que a Rússia rejeita a paz e opta pelo terror. Nossa total solidariedade aos funcionários da União Europeia, suas famílias e a todos os ucranianos que sofrem com essa agressão”, disse ela.
O presidente francês Emmanuel Macron condenou nesta quinta-feira (28) o ataque noturno da Rússia a Kiev, descrevendo-o como bárbaro.
Em uma publicação na rede social X, Macron disse: “629 mísseis e drones em uma única noite sobre a Ucrânia: esta é a ideia de paz da Rússia. Terror e barbárie”.