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Bola de vôlei Wilson saiu do filme Náufrago para uma campanha atual

Ação criada pela Africa Creative para Instituto Onda Azul e Vivo, utiliza um percurso imaginário que poderia ser percorrido por Wilson pelos oceanos do mundo

O Instituto Onda Azul, alinhado aos marcos científicos da Unesco, em parceria com a Vivo, destaca Wilson, a icônica bola de vôlei do filme Náufrago (2000), como protagonista de uma campanha sobre o impacto dos plásticos nos ecossistemas marinhos. A produção hollywoodiana fez sucesso à época com o ator Tom Hanks. Ou seja, quando este se vê tendo a bola como única “companhia”, após sobreviver a um naufrágio.

“A Odisseia de Wilson”, criada pela Africa Creative, transforma dados oceanográficos complexos em uma jornada interativa. Assim como multissensorial que abrange 450 anos de mudanças ambientais.

Apoiada pelos dados e projeções oceanográficas, a experiência acompanha correntes, marés. Bem como eventos climáticos para visualizar a transformação da bola de vôlei em microplásticos. Assim, testemunha a acidificação dos oceanos, o colapso de plataformas de gelo e a elevação do nível do mar ao longo do caminho.

Estudos recentes do Relatório sobre o Estado do Oceano 2024, da Unesco, fornecem um pano de fundo científico preocupante para a iniciativa.

O relatório revela que o nível do mar já subiu 9 cm nos últimos 30 anos, e a taxa de elevação dobrou nesse período. Sobretudo, em grande parte, ao aquecimento dos oceanos, que atualmente respondem por 40% do aumento global do nível do mar.

Além disso, os níveis de oxigênio nos oceanos caíram 2% desde a década de 1960, resultando em mais de 500 ‘zonas mortas’ costeiras, onde a vida marinha não consegue mais sobreviver.