Esta é a primeira vez que o campeonato realizado em Mato Grosso, reunindo 82 atletas com paralisia cerebral de diversos estados do Brasil
Nos dias 23, 24 e 25 de maio, Várzea Grande será sede do Campeonato Regional Centro-Oeste de Bocha Paralímpica 2025, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE). A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (23), às 8h, no Ginásio Poliesportivo do Fiotão.
Esta é a primeira vez que o campeonato realizado em Mato Grosso, reunindo 82 atletas com paralisia cerebral de diversos estados do Brasil. O evento considerado regional, mas tem alcance nacional pela relevância no calendário paralímpico e pela promoção da inclusão social por meio do esporte.
Ao todo, 170 servidores municipais estão mobilizados na organização e logística do campeonato. Assim, reforça o papel de Várzea Grande como centro de referência do paradesporto no estado.
Bocha
A bocha paralímpica é um esporte de precisão e estratégia, praticado por atletas com paralisia cerebral severa ou outras deficiências motoras significativas que utilizam cadeira de rodas. O objetivo do jogo lançar bolas coloridas (vermelhas ou azuis) o mais próximo possível de uma bola branca chamada “jack” ou “bolim”. Cada jogador ou equipe tem seis bolas por parcial, e a pontuação determinada pela proximidade das bolas em relação ao jack.
A modalidade é reconhecida por promover a inclusão, permitindo que atletas com diferentes níveis de comprometimento motor participem de competições de alto nível, desenvolvendo habilidades cognitivas e estratégicas.