A manhã desta sexta-feira (30), marcou o início de uma nova fase para a saúde da mulher
A carreta de atendimentos especializados começou a funcionar na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande. Dessa maneira, oferece exames como mamografia e ultrassom transvaginal e pélvico trazendo alívio para mulheres que aguardavam há anos na fila da regulação.
Entre elas está Maria Lizete, de 48 anos. Pela primeira vez, ela conseguiu realizar exames fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce. De acordo com a paciente, a dificuldade em conseguir atendimento nas unidades básicas sempre foi um obstáculo.
“Eu nunca tinha feito esses exames porque demorava muito para conseguir. Quando fiquei sabendo da carreta, corri atrás. Consegui o pedido, o agendamento e hoje estou aqui fazendo minha primeira mamografia e o ultrassom transvaginal”, relatou, emocionada.
Outra paciente atendida é a psicopedagoga Cristiane Severo, de 46 anos, que aguardava desde o início do ano passado para realizar os exames. Ao saber da chegada da carreta, ela se organizou, passou pela regulação e conseguiu finalmente o atendimento.
“Esperei muito tempo. Hoje fui acolhida por uma equipe atenciosa e saio muito satisfeita. É um alívio enorme poder cuidar da saúde”, afirmou.
Durante o primeiro dia de funcionamento, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, esteve presente. Dessa maneira, visitou a carreta em pleno atendimento e mostrou-se surpresa com a estrutura e a organização do serviço.
“Fiquei muito feliz em ver de perto essa estrutura funcionando e, principalmente, em saber que estamos garantindo mais dignidade, cuidado e acesso à saúde para as mulheres do nosso município”, destacou Moretti.
Reduzir a demanda reprimida de exames especializados
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a ação tem como principal objetivo reduzir a demanda reprimida de exames especializados no município.
“Essa é uma estratégia focada na fila de espera. Apesar de termos hoje uma demanda menor por mamografias, devido às ações intensificadas durante o Outubro Rosa, do ano passado, quando conseguimos atender mais de mil mulheres, ainda há necessidade de ampliar o acesso, principalmente para quem aguardava há muito tempo”, explicou.
A secretária também reforçou que o atendimento da carreta será exclusivo para munícipes de Várzea Grande entre os dias 30 de janeiro e 12 de fevereiro. Após esse período, os atendimentos seguirão até o fim do mês, contemplando os municípios da Baixada Cuiabana.
A carreta representa mais do que exames: simboliza a retomada do cuidado, da prevenção e da esperança para mulheres. Aliás, por anos, aguardaram por uma oportunidade de serem atendidas.



