Irã lançou mísseis contra a maior base americana no Oriente Médio, localizada no Catar. Aliás, a ofensiva se deu em resposta a ataque dos EUA a bases nucleares iranianas no fim de semana
O Catar repudiou o ataque do Irã a uma base militar dos Estados Unidos, localizada próxima a Doha, a capital do país, nesta segunda-feira (23). O Irã lançou mísseis em direção à Base Aérea de Al Udeid em resposta ao ataque dos EUA a suas bases nucleares no sábado (21).
Diante da ofensiva iraniana, o governo do Catar repudiou a ação, chamando-a de “uma flagrante violação da soberania e do espaço aéreo do Catar”. Apesar do ataque ter direcionado a maior base militar dos EUA no Oriente Médio comportando 10 mil pessoas entre militares e civis, não houve mortos ou feridos.
Autoridades locais disseram que o país tem “direito de resposta imediata”
Afirmamos que o estado do Catar reserva-se o direito de responder diretamente, proporcionalmente à natureza e à escala desta agressão flagrante e de acordo com o direito internacional”, disse Majed Al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, em um comunicado.
O país também afirma que conseguiu interceptar “com sucesso” os mísseis enviados pelo Irã. “Temos certeza de que as defesas aéreas frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos. Uma declaração esclarecendo as circunstâncias do ataque foi emitida posteriormente pelo Ministério da Defesa”, disse Al-Ansari.