Caso o cidadão tenha o celular roubado, é possível fazer o bloqueio remoto usando outro aparelho
O Ministério da Justiça anunciou nesta quinta-feira (11) que o aplicativo Celular Seguro passa a bloquear qualquer celular roubado ou furtado. Ou seja, mesmo que o aparelho não tenha o app instalado previamente. O secretário-executivo Manoel Neto divulgou a novidade.
Bloqueio remoto por outro dispositivo
Conforme o governo, caso o cidadão tenha o celular roubado, é possível fazer o bloqueio remoto usando outro aparelho, como um tablet ou o smartphone de um amigo.
O prazo para solicitar o bloqueio é de 15 dias. Para concluir o processo, basta informar data e horário do furto/roubo e o número da linha telefônica usada no celular. Isto é, sem necessidade de inserir o IMEI.
Funções disponíveis mesmo sem cadastro prévio
Manoel Neto explicou: “Mesmo sem estar cadastrado, esse cidadão pode entrar no app Celular Seguro por outro aparelho e fazer o registro. Assim, poderá bloquear o aparelho, os aplicativos financeiros ou cadastrar o modo recuperação.”
Atualmente, cerca de 3,6 milhões de brasileiros já têm seus celulares cadastrados no Celular Seguro. Com a nova função, mesmo quem não se cadastrou ainda poderá bloquear o telefone e impedir acesso a apps bancários, por exemplo.
Como se cadastrar
- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)
- Faça o login com a conta gov.br
- Clique em “Registrar telefone”
- Selecione “Cadastrar telefone”
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança
- Clique em “Cadastrar”
Como usar o Celular Seguro
Pelo sistema, o usuário pode emitir um único alerta e solicitar, de forma rápida e segura:
- o bloqueio do aparelho;
- o bloqueio da linha telefônica;
- o bloqueio de contas e aplicativos bancários vinculados ao dispositivo.
Aviso de celular roubado
O Celular Seguro também vem enviando, desde abril, mensagens para telefones celulares que foram roubados – e podem ter sido vendidos para outros usuários.
A mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, a identidade no aparelho, e pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação.
No site, o usuário recebe as seguintes orientações:
- se tiver a nota fiscal do aparelho, deve ir à delegacia para esclarecer a situação;
- se não tiver, é preciso ir à delegacia para devolver o aparelho.





