No momento, você está visualizando Embrapa lança selo para certificar carne bovina sustentável
Certificação Baixo Carbono fortalece agropecuária no Brasil. Embrapa lançou selo para reconhecer produtores que reduzem gás estufa Foto: Portal Gov.br

Embrapa lança selo para certificar carne bovina sustentável

Certificação Baixo Carbono fortalece agropecuária no Brasil

A Embrapa lançou (16), durante a COP30, a certificação Carne Baixo Carbono (CBC), criada para reconhecer produtores rurais da agropecuária capazes de reduzir emissões de gases de efeito estufa. A certificação foi desenvolvida e lançada em parceria com a MBRF e a ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.

Ela reúne critérios técnicos e indicadores, sobretudo, usados para monitorar propriedades que adotam sistemas de intensificação sustentável. Esses sistemas incluem integração lavoura-pecuária (ILP), pastagens de alta produtividade, recuperação de áreas degradadas e manejo eficiente do solo e da água. Além disso, segundo a Embrapa, essas práticas aumentam a captura de carbono no solo e na vegetação.

Dessa forma, diminuem o impacto climático da pecuária e tornam o uso da terra mais eficiente. Assim, reduzem também a pressão sobre novas áreas com vegetação nativa.

Com o selo, o consumidor passa a ter a garantia de que a carne foi produzida seguindo critérios ambientais rigorosos e processos auditáveis.

Dados do inventário nacional de emissões mostram que a pecuária bovina responde por cerca de 20% das emissões totais de CO₂ equivalente no país. Natália Grossi, analista da Amigos da Terra, afirma que a iniciativa contribui, sobretudo, para acelerar a adoção de tecnologias previstas no Plano ABC+, política do governo federal para mitigação e adaptação climática. Além disso, ela destaca que “o protocolo CBC é um pacote técnico muito completo e ganha, portanto, ainda mais relevância com esta certificação”. Assim, pode posicionar o Brasil como liderança global em agricultura sustentável, conclui.

Ela destaca que os benefícios aos produtores vão além da agenda ambiental. “Incluem pastos mais produtivos, valorização da carne, acesso a mercados mais exigentes e aumento da resiliência da fazenda — com solos mais férteis e menos vulneráveis às mudanças climáticas.”

Para a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, o selo representa, antes de tudo, um avanço na consolidação de uma cadeia de carne bovina de baixo carbono, “transparente, auditável e capaz de gerar valor tanto para o produtor quanto para o consumidor”.

Além disso, segundo ela, o protocolo traduz, sobretudo, em critérios mensuráveis o compromisso com a redução de emissões e a valorização de produtores que já aplicam boas práticas, como recuperação de pastagens e manejo eficiente da água e do solo.

A MBRF, empresa global de alimentos com portfólio multiproteínas e responsável pelo Programa Verde+, lançado em 2020, aplicará o selo. O diretor de Sustentabilidade da companhia, Paulo Pianez, afirma que a certificação valida os esforços da empresa.

Pecuária de baixo carbono, 100% monitorada