No momento, você está visualizando Chuvas retornam a Mato Grosso e aliviam o calor nesta segunda
Chuvas vinda da Região Norte e sistema de baixa pressão no Paraguai favorecem pancadas de chuva em partes de MT e MS;

Chuvas retornam a Mato Grosso e aliviam o calor nesta segunda

Chuvas vinda da Região Norte e sistema de baixa pressão no Paraguai favorecem pancadas de chuva em partes de MT e MS

Depois de dias de calor intenso e clima extremamente seco, o estado de Mato Grosso, pode finalmente ter um alívio: a previsão aponta para pancadas de chuvas acompanhadas de raios ainda nesta segunda-feira (4).
Conforme, o cenário se deve à chegada de um fluxo de ar quente e úmido vindo da Região Norte, que encontrou uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, combinação que favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre partes de Mato Grosso.

Campo Grande (MS) também está na rota dessas pancadas, que devem ocorrer de forma isolada, mas com potencial para serem fortes.

Apesar da trégua nas temperaturas, o dia segue abafado em boa parte da região. Entre o noroeste, oeste e sudoeste de Mato Grosso, as chuvas devem cair de forma mais irregular, intercaladas com períodos de sol. A sensação de calor ainda predomina, mas já dá espaço para momentos de refresco. No entanto, em outras áreas do Centro-Oeste o tempo continua firme.

No Distrito Federal e em Goiás, o sol brilha forte e a umidade relativa do ar atinge níveis críticos abaixo dos 20% em Brasília e Goiânia. O alerta para cuidados com a saúde está mantido. Por isso, é importante se manter hidratado e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

Vale lembrar que, no fim de semana, municípios como Cáceres, Brasnorte e Cotriguaçu já haviam registrado chuvas. Esses registros reforçam a tendência de que o padrão seco comece a dar lugar, aos poucos, a um tempo mais instável nos próximos dias.

A expectativa é de que as pancadas irregulares continuem ao longo da semana. No entanto, o retorno das chuvas frequentes e bem distribuídas ainda depende de mudanças mais consistentes no regime de umidade da região.