No momento, você está visualizando Cidade do Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor nesta segunda-feira
A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor - o segundo mais crítico definidos pela prefeitura - às 12h35 desta segunda-feira (17).

Cidade do Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor nesta segunda-feira

Marco da Cidade do Rio de Janeiro caracterizado por temperaturas que podem chegar a 44ºC

A cidade do Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de calor – o segundo mais crítico definidos pela prefeitura – às 12h35 desta segunda-feira (17). De acordo com serviço de meteorologia da prefeitura, há um sistema de alta pressão no oceano influenciando o tempo e aumentando as temperaturas na cidade.

A máxima prevista é de 42°C, com índice de calor mediano acima de 40°C. Se essa máxima atingir essa temperatura, a capital vai bater o recorde histórico de calor para o mês de fevereiro. Ou seja, o de 41,8º, registrado em 2023.

Pouco antes das 13h, os moradores da cidade receberam um aviso por mensagem de celular da Defesa Civil com a seguinte mensagem. “Alerta de onda de calor. Beba e ofereça água. Em caso de náusea, vômito ou desmaio, procure uma unidade de saúde”.

O nívelde calor 4 é acionado quando a temperatura fica entre 40°C a 44°C. Com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos. Em coletiva de imprensa neste domingo (16), o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades municipais já haviam alertado que a cidade teria calor extremo essa semana.

Orientações

Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra, pontos de hidratação e banheiros para utilizar livremente pela população em diversos bairros da cidade. Os endereços estão disponíveis no aplicativo e no site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio – COR.

O COR também orienta que os moradores aumentem a ingestão de água ou sucos de frutas naturais; consumam alimentos leves; utilizem roupas leves e frescas; evitem bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; evitem a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h e protejam as crianças com chapéu de abas.

Além disso, as aulas de educação física da rede municipal devem ocorrer apenas em locais fechados. Assim também, todos os trabalhadores que realizam atividades profissionais em áreas abertas devem realizar paradas para hidratação.

Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados pelo estresse térmico, a recomendação é procurar uma unidade municipal de saúde. De acordo com a prefeitura, só no mês de janeiro, ayenderam cerca de 3 mil pessoas por problemas ligados ao calor ou à desidratação.