No momento, você está visualizando Concurso da PGE avança para a segunda fase com provas dissertativas neste final de semana
Os candidatos do concurso público da PGE, vão para a segunda fase e passam para as provas dissertativas neste final de semana, em Cuiabá

Concurso da PGE avança para a segunda fase com provas dissertativas neste final de semana

A aplicação das provas dissertativas ocorrem na Faculdade Fasipe, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, bairro CPA 1

Os candidatos do concurso público da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso (PGE) vão para a segunda fase e passam para as provas dissertativas neste final de semana, em Cuiabá. A seleção prevê o preenchimento de 15 vagas imediatas, além da formação de um cadastro de reserva.

Segundo a Fundação Carlos Chagas (FCC), instituição responsável pela aplicação das provas, já aprovaram e classificaram 268 candidatos na prova objetiva para a segunda fase. O certame teve um total de 3.480 candidatos, incluindo aqueles de ações afirmativas.

A aplicação das provas dissertativas ocorrem na Faculdade Fasipe, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, bairro CPA 1, em Cuiabá.

Assim, dividirão os candidatos classificados em três turmas. A primeira turma fará a prova no período da tarde de sábado (10), e as outras duas, no domingo (11.1). Ou seja, com uma turma pela manhã e outra pela tarde. Para conferir as salas de aplicação e os horários basta acessar o portal da FCC — clique aqui para acessar.

No período matutino, os portões abrem às 7h30 e fecham às 8h. Já no período vespertino, nos dois dias, os portões abrem às 14h e fecham às 14h30. A prova terá duração de 5 horas. O candidato deve, obrigatoriamente, permanecer na sala por no mínimo 3 horas.

Material de consulta

Na segunda fase, entretanto, os candidatos devem responder quatro questões, além de uma peça de natureza contenciosa. Ou então, um parecer de consultoria jurídica, sobre diversas áreas do Direito, como Constitucional, Civil e Ambiental, entre outras.

Durante a realização da prova, o candidato pode consultar a legislação, desde que não esteja com anotações ou comentários. O limite é de dez volumes. Para conferir as regras do material de consulta, acesse o edital nº 08/2025.

O cargo de procurador do Estado oferece remuneração de R$ 37.745,52 durante o estágio probatório.

Após a segunda fase, os candidatos irão para a terceira etapa, que consiste na fase oral. Por fim, na última fase, será uma avaliação de títulos, de natureza apenas classificatória, na qual serão analisados diplomas e demais documentos acadêmicos apresentados pelos candidatos.

O resultado final do concurso público está previsto para ser divulgado em 22 de julho de 2026.