No momento, você está visualizando Vai para a praia no fim do ano? 4 dicas para correr na areia com segurança
Confira 4 dicas de preparadora física para correr na praia com segurança. O mais importante é atenção e conhecimento do próprio corpo Foto: Pexels

Vai para a praia no fim do ano? 4 dicas para correr na areia com segurança

Confira dicas para correr na praia com segurança

Para quem é apaixonado por corrida e não quer deixar os treinos de lado durante as festas de fim ano, alguns cuidados e dicas são essenciais, principalmente se você for correr na praia.

Pensando nisso, Boa Forma conversou com Kika Medeiros, técnica responsável pela Assessoria esportiva Tripossivel há 8 anos e há mais de 12 anos atuando como preparadora física, que listou 4 dicas importantes para quem vai correr na praia.

Ficar na areia firme (próxima à água) é melhor para correr

Esse tipo de terreno oferece mais estabilidade e reduz o risco de lesões. Além disso, a areia fofa exige muito mais da musculatura estabilizadora (panturrilha, tibial, glúteos) e aumenta o impacto repetitivo em estruturas como tornozelo e joelho. Use areia fofa apenas para treinos curtos, educativos ou fortalecimento leve.

Controlar o volume e a progressão

Correr na areia aumenta a demanda muscular comparado ao asfalto, por isso, não comece com treinos longos.

Atenção ao desnível lateral da praia

A maioria das praias tem inclinação natural, fazendo a perna interna trabalhar diferente da externa. Isso pode provocar:

  • Dor no quadril
  • Sobrecarga na banda iliotibial
  • Tendinite do calcâneo

Sempre que possível, corra ida e volta no mesmo sentido para compensar o desnível.

Calçado x descalço quais os riscos

Correr descalço aumenta o trabalho da panturrilha e sobrecarrega o tendão de Aquiles e a fáscia plantar. É ótimo como estímulo proprioceptivo, mas com cuidado. O melhor é usar tênis na maior parte do treino, pois se você tem histórico de fascite, tendinite ou fratura por estresse, pode trazer prejuízos se você correr descalço. Mas, se quiser começar descalço, comece com menor tempo de treino, alternando corrida com caminhada.

Respeito aos limites do corpo

Correr na praia exige, acima de tudo, atenção, equilíbrio e autoconhecimento. Além disso, requer respeito aos limites do corpo e às condições do ambiente. Cada passo, portanto, deve ser planejado com consciência para evitar lesões e aproveitar o momento como uma experiência prazerosa.

Assim, mais do que uma simples prática esportiva, a corrida se transforma em um exercício de conexão entre mente, corpo e natureza. Desse modo, manter os treinos com segurança durante o verão significa preservar a saúde, fortalecer a disciplina e celebrar o movimento com leveza e responsabilidade.

Fonte: Boa Forma