O Corinthians garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2026
Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil! O Timão bateu o Vasco na decisão deste domingo (21/12) por 2 x 1, no Maracanã e ficou com o título da competição nacional. Yuri Alberto e Memphis Depay fizeram os gols corintianos, enquanto Nuno Moreira marcou para os cruzmaltinos.
Com a conquista, o Corinthians garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2026. Além disso, o Timão quebrou uma sequência de oito anos sem títulos nacionais. O último havia sido o Campeonato Brasileiro de 2017.
Rola a bola no Maracanã para Vasco x Corinthians. O Timão fica com a posse de bola nos primeiros minutos de jogo. Quando perde o domínio, a equipe paulista aperta a marcação sobre o time cruzmaltino.
Aos 4 minutos do primeiro tempo, foi a vez do Vasco tomar o domínio do duelo, com a posse de bola e pressionando os rivais contra a defesa. A partida segue truncada no meio-campo. As equipes tentam propor o jogo, mas falta criatividade na armação das jogadas.
A primeira finalização do jogo foi aos 14 minutos. Yuri Alberto, do Corinthians, apareceu no ataque e finalizou para o gol. A bola saiu à direita do gol defendido por Léo Jardim.
Aos 16 minutos, foi a vez do Vasco responder. Coutinho cobrou falta em direção à área corintiana e encontrou Rayan, que cabeceou para fora.
Timão na frente
O Corinthians abriu o placar aos 18 minutos. Yuri Alberto recebeu lançamento de Matheuzinho e finalizou sem chances para Léo Jardim. Timão na frente.
A equipe do Corinthians teve chance de ampliar o placar aos 26 minutos. Mais uma vez, Yuri Alberto apareceu cara-a-cara com o goleiro Léo Jardim. No entanto, o camisa 9 chutou por cima do gol.
A equipe do Vasco se lançou ao ataque e conseguiu um escanteio. Aos 30 minutos, Coutinho cruzou para cabeceio de Thiago Mendes, que parou na defesa de Hugo Souza. A blitz vascaína continuou. Aos 32, Coutinho cobrou escanteio fechado, que parou em defesa de Hugo.
Aos 35 minutos, o Vasco saiu para o ataque com Rayan. Assim, o atacante avançou pelo lado direito do ataque e ao chegar na linha de fundo, cruzou para Coutinho. A defesa do Corinthians cortou o lance antes de a bola chegar no camisa 10 cruzmaltino.
Vasco fez o gol de empate aos 40 minutos do primeiro tempo. Andrés Gomez aproveitou falha de José Martínez, subiu pela direita e cruzou para Nuno Moreira, de cabeça, fazer 1 x 1.
2º tempo:
A equipe do Vasco atrasou cerca de 20 minutos para retornar ao gramado no segundo tempo. Os times voltaram iguais do intervalo.
No primeiro minuto da segunda etapa, Carlos Cuesta tomou o primeiro cartão amarelo da partida ao derrubar Memphis Depay. Maycon cobrou a falta para a área, mas Raniele empurra Nuno Moreira, anulando a jogada.
O Vasco acua o time do Corinthians no campo de defesa. O Cruzmaltino cadencia o jogo em busca de uma oportunidade para atacar. Aos seis minutos, Andrés Gomez encontrou Coutinho na área, mas o meia cabeceou para defesa de Hugo Souza.
Aos 12 minutos, Memphis Depay cobra escanteio perigoso para a área do Vasco, mas Léo Jardim sai de soco para fazer a defesa. O goleiro ainda foi derrubado por André Ramalho, assim, o árbitro marcou falta.
O tempo fechou aos 14 minutos. Após disputa de bola entre Yuri Alberto e Thiago Mendes, os jogadores e estranharam. Portanto, os dois tomaram cartão amarelo, e começou o bate-boca entre atletas das duas equipes.
Desempate
Corinthians na frente mais uma vez. Aos 17 minutos do segundo tempo, Breno Bidon faz grande jogada e acha Matheuzinho passando pela direita, que encontra Yuri Alberto. O camisa 9 rola a bola para Memphis Depay e, então, o holandês não desperdiçou. 2 x1 para o Timão.
Primeiras trocas nas duas equipes. No Vasco, sai Cauã Barros para a entrada de Vegetti. No Corinthians, Raniele deixa o gramado lesionado para a entrada de Carillo.
O Vasco voltou ao ataque após o gol do Corinthians. Entre as boas chances, a melhor delas foi aos 29 minutos, quando Coutinho colocou uma bola perigosa dentro da área. No entanto, a defesa corintiana afastou o perigo.
Aos 32 minutos, mais uma vez os treinadores trocam peças. Pelo lado do Corinthians, André e Garro entraram nos lugares de Maycon e Bidon. No Vasco, entretanto, saíram Coutinho e Nuno Moreira, para as entradas de Tchê Tchê e GB.
Fonte: Metrópoles






