No momento, você está visualizando Cuiabá promove ações do Janeiro Branco nas UPAs e Policlínicas
Prefeitura de Cuiabá realiza ao longo do mês de janeiro uma série de ações da campanha Janeiro Branco, voltadas ao cuidado com a saúde mental

Cuiabá promove ações do Janeiro Branco nas UPAs e Policlínicas

A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde emocional

Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza ao longo do mês de janeiro uma série de ações da campanha Janeiro Branco, voltadas ao cuidado com a saúde mental dos profissionais que atuam na atenção secundária do município, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas.

A campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde emocional. Assim, incentiva a prevenção de transtornos como ansiedade, depressão e esgotamento emocional, além de promover ambientes de trabalho mais humanos e acolhedores. O mês de janeiro simbolicamente, representa um período de recomeços, reflexões e planejamento de metas.

Em Cuiabá, a programação é coordenada pela SMS e contempla rodas de conversa com o tema “Como você está, de verdade?”. Ou seja, momentos de relaxamento com alongamento e respiração, escuta individual para os profissionais, oficinas de autocuidado, painéis de desabafo e sessões de auriculoterapia. As ações ocorrerão nas UPAs Norte (Morada do Ouro), Oeste (Verdão), Leste (Leblon), Sul (Pascoal Ramos) e na Policlínica do Pedra 90.

Chamado para cada servidor olhar para si

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que a iniciativa reforça o cuidado integral com quem está na linha de frente do atendimento. “Nossos profissionais lidam diariamente com situações de alta complexidade e pressão emocional. Cuidar da saúde mental dessas equipes é uma prioridade da gestão. O Janeiro Branco é um chamado para que cada servidor olhe para si. Assim como, reconheça seus limites e entenda que pedir ajuda também é um ato de coragem e responsabilidade”, afirmou.

Já o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, ressalta que as ações foram pensadas para chegar diretamente a quem está nas unidades. “Nós levamos essa programação para dentro das UPAs e policlínicas justamente para facilitar o acesso dos profissionais a esses momentos de cuidado, escuta e acolhimento. São ações simples, mas que têm um impacto enorme no bem-estar emocional das equipes e, consequentemente, na qualidade do atendimento prestado à população”, explicou.

Além das atividades presenciais nas unidades, a campanha contará com uma ampla mobilização nas redes sociais e nos canais oficiais da Prefeitura. Portanto, contará com lançamento institucional, divulgação de vídeo temático, posts educativos sobre ansiedade, autocuidado e esgotamento emocional, além da distribuição de cartazes nas unidades de saúde e divulgação na imprensa local.

O encerramento da programação será realizado no dia 31 de janeiro, no Parque das Águas, das 7h às 11h, com uma manhã especial voltada ao bem-estar emocional. A programação inclui acolhida com distribuição de fitinhas brancas, Caminhada da Paz Emocional, atividades de yoga e respiração consciente, mini palestra sobre saúde mental, estações de autocuidado, momento musical e o Mural da Esperança.

A Prefeitura de Cuiabá reafirma, com a campanha, o compromisso de fortalecer uma política de saúde que olha não apenas para o corpo, mas também para o bem-estar emocional de seus servidores e da população.