Defesa Civil vai testar sistema de alerta neste sábado
A Defesa Civil vai emitir sistema de alerta para moradores do Distrito Federal e de mais 12 municípios dos três estados da região Centro-Oeste. A ação será realizada neste sábado (27), a partir das 15 horas (horário de Brasília), por meio de alertas de emergência demonstrativos da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais de grande perigo.
A meta do teste da ferramenta Defesa Civil Alerta (DCA) é simular o aviso às pessoas que estejam em localidades com risco iminente, por exemplo, de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo, entre outros, para possam adotar medidas de proteção.
Além de Brasília e regiões administrativas do Distrito Federal, os seguintes municípios estão na lista para receber alertas simulados sobre a iminência de risco de desastres naturais:
- Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás, em Goiás;
- Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul;
- Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco, em Mato Grosso.
Os alertas serão sonoros e/ou visuais enviados a todos os aparelhos celulares das localidades em teste, conectados à rede móvel de tecnologia 4G ou 5G. A comunicação de riscos será feita na língua portuguesa, inicialmente.
Como funciona
O dispositivo Defesa Civil Alerta usa tecnologia de transmissão via telefonia celular e o serviço é gratuito. Não é necessário cadastro prévio do usuário para receber as mensagens de alerta. Os smartphones lançados a partir de 2020 são compatíveis com a ferramenta. Por padrão, os aparelhos estão habilitados.
Por isso, o usuário não precisa alterar qualquer configuração no próprio celular para receber as mensagens enviadas.
O recurso funciona independente do pacote de dados móveis. O alerta aparecerá na tela do aparelho sobreposto a qualquer conteúdo que esteja sendo acessado no celular, mesmo que o usuário esteja usando internet, vendo vídeos ou ouvindo música ou com o aparelho no modo silencioso.
Porém, se o celular estiver somente conectado no Wi-Fi, o alerta não será recebido, porque é necessário estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.
Para pessoas com dificuldades visuais, além do alerta sonoro, existe uma funcionalidade no celular que permite a leitura do alerta.
Prevenção de desastres
A Defesa Civil Alerta moderniza o sistema de prevenção de desastres do país. Além disso, complementa os envios de alertas por outros meios. Ou seja, incluem SMS, TV por assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts. Assim, a população terá acesso às notificações em diferentes canais.
A depender da gravidade do alerta, o sistema poderá emitir um sinal sonoro. Desse modo, funcionará similarmente a uma sirene em situações de risco.
O conteúdo dos alertas e o momento do envio são de responsabilidade dos departamentos de defesas civis. Nesse sentido, caberá a estados e municípios essa definição.
Não haverá cobrança para o recebimento de alertas de emergência. Portanto, qualquer contato em nome de prestadora ou instituição, solicitando valores, representa, sobretudo, uma tentativa de golpe.
Fonte: agênciabrasil