No momento, você está visualizando Dicas para economizar nas fantasias de Carnaval e se planejar para a folia
O Carnaval se aproxima com blocos e festas e os brasileiros buscam fantasias diferentes para aproveitar essa celebração típica - Foto: Wikimedia Commons

Dicas para economizar nas fantasias de Carnaval e se planejar para a folia

Cinco dicas práticas para economizar na montagem das produções e fantasias e manter maior controle das despesas durante o Carnaval

O Carnaval se aproxima com blocos e festas e diversos brasileiros buscam fantasias diferentes para aproveitar essa celebração típica do início do ano, mas podem enfrentar desafios em relação ao orçamento.

Para Rafaela de Sá, planejadora financeira CFP® pela Planejar, aplicar a mesma lógica dos investimentos contribui para decisões mais conscientes ao longo do Carnaval.

Assim, a preparação prévia, a definição de limites e a atenção aos detalhes permitem pesquisar preços. Bem como, estabelecer prioridades e reduzir o risco de endividamento após o encerramento das comemorações.

A especialista separou cinco dicas práticas para economizar na montagem das produções e fantasias. Dessa forma, pode manter maior controle das despesas durante o Carnaval.

Em seguida, dicas para economizar na fantasia de Carnaval

1. Defina um valor máximo para a produção

Antes de planejar o modelo ou o tema, a definição de um teto de gastos ajuda a direcionar as escolhas de forma mais objetiva e reduz a probabilidade de excessos.

“Quando a pessoa sabe exatamente quanto pode gastar, as decisões ficam mais racionais e alinhadas ao orçamento do evento como um todo”, afirma de Sá.

Vale lembrar que esse limite preserva também o equilíbrio com outras despesas, como transporte e alimentação.

2. Reaproveite peças que já estão no guarda-roupa

Roupas antigas, acessórios esquecidos e peças básicas podem ser adaptados com pequenas customizações, como cortes simples, aplicações, pintura em tecido ou novas combinações.

De acordo com a especialista, reutilizar o que já existe em casa reduz custos e evita aquisições desnecessárias, além de estimular soluções mais criativas.

3. Evite aquisições feitas por impulso

Com o aumento da oferta de itens e adereços, os valores praticados no comércio físico e digital também sobem. Nesse cenário, compras realizadas no calor do momento costumam sair ainda mais caras e nem sempre correspondem ao planejamento inicial.

“A organização antecipada permite pesquisar preços, comparar opções e fugir de decisões tomadas por impulso”, explica a planejadora.

4. Compartilhe e troque acessórios com amigos

Itens como chapéus, tiaras, óculos e adereços costumam ser utilizados poucas vezes ao longo do ano. A troca ou o empréstimo entre amigos e familiares reduz o custo individual e amplia as opções de looks durante os dias de festa.

“Dividir acessórios e combinar produções em grupo permite variar sem pressionar o orçamento”, comenta de Sá.

5. Reserve uma margem para imprevistos

Mesmo com organização, imprevistos e despesas extras podem surgir ao longo do Carnaval. Separar uma quantia específica para essas situações contribui para manter o controle financeiro.

Essa reserva funciona como um apoio para lidar com gastos não previstos sem comprometer o restante do planejamento.

A revisão dos gastos após o evento também contribui para identificar excessos e acertos, fortalecendo hábitos de organização aplicáveis a outras datas comemorativas ao longo do ano.

Fonte: infomoney