No momento, você está visualizando Edital da Secel viabiliza feiras de economia criativa em Cuiabá, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento
Realizadas em Cuiabá, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento, mais três feiras contempladas no Edital da Secel vitrines

Edital da Secel viabiliza feiras de economia criativa em Cuiabá, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento

Edital da Secel Criativo segue oportunizando, neste fim de semana, espaços de divulgação e comercialização de produtos e saberes de diversos segmentos culturais

Acontece em Cuiabá, Tangará da Serra e Nossa Senhora do Livramento, mais três feiras contempladas no Edital da Secel vitrines para a produção de empreendedores criativos e opções de lazer para o público.

Feira Arte de Mato Grosso

Cerca de 30 expositores apresentam seus produtos e serviços na “Feira Arte de Mato Grosso”, nesta sexta-feira (8), a partir das 18h, no Parque da Nascente, localizado no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.

No espaço padronizado, a população terá acesso a produtos diversos, bem como artigos de artesanato, acessórios e comidas típicas.

O projeto é uma idealização do Instituto Elevar, e de acordo com sua representante, Karine Mattos, busca criar um local para evidenciar trabalhos de pequenos e médios empreendedores da comunidade e entorno.

“A Feira Arte é um espaço que favorece parcela da população que necessita de locais para venda. Além disso, a exposição de seus trabalhos, que muitas vezes, é a única fonte de renda”, pontua.

Mais informações: instagram @institutoelevarmt

Feira Arte, Cultura e Terra – Um Bem Viver Sustentável

A Feira de Economia Criativa e Solidária “Arte, Cultura e Terra – Um Bem Viver Sustentável” oferece oficinas formativas. Assim, traz apresentações culturais e exposições de produtos e serviços, nesta sexta (8) e sábado (9), em Tangará da Serra.

Com entrada gratuita, o evento reunirá expositores e visitantes em uma grande celebração dos saberes locais, da produção sustentável e da diversidade cultural do território. A proposta é proporcionar experiências que conectem o público à terra, às tradições e a um futuro mais justo, sustentável e criativo.

Estarão em exposição produtos e serviços da agricultura familiar, artesanato, cultura indígena, gastronomia regional, autores e livros e economia solidária. A estrutura conta com acessibilidade arquitetônica, intérprete de Libras e um espaço dedicado a pessoas neurodivergentes.

A programação inclui oficinas formativas para expositores e participantes realizadas no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, na sexta-feira (8), das 13h30 às 16h, e no sábado (9), das 8h às 11h.

Enquanto que a Feira e apresentações culturais ocorrem na Praça Antônio Alves Duarte (praça da antiga Prefeitura), na sexta-feira (8), das 18h às 21h, e no sábado, das 16h às 21h.

Mais informações: @recantotga

Feira Quilombola Dona Fia

Reunindo saberes, sabores e ancestralidade, a Feira Quilombola Dona Fia ocorre no domingo (10), das 7h às 15h, na Comunidade Quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

O público poderá conhecer produtos feitos por mulheres da comunidade, como artesanato, culinária e plantas medicinais. Também haverá apresentações culturais.

Em sua segunda edição, o evento será no Espaço Cultural de Todas as Fias, localizado no Km 26 da MT-060, em Nossa Senhora do Livramento. O acesso se dá pela Entrada da Mutuca, antigo Boteco da Nega.

A Feira homenageia a quilombola Antônia Casseimira Pinto, a Dona Fia. Mulher preta, rezadeira, fiadeira, trabalhadora, mãe de sete filhos, ela foi exemplo de empreendedorismo popular, de inteligência ancestral e de força coletiva.

Dona Fia nasceu em 1934, viveu com coragem e sabedoria no Quilombo Mata Cavalo. Desse modo, criou seus filhos, plantou e colheu saberes. Aliás, cuidou de muita gente e passou adiante a força da ancestralidade. Empreendia com o que tinha: vendia azeite de mamona, doce de mamão e bolo de arroz.

Mais informações: instagram @feiradonafia

A seleção pública

O edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa e/ou Solidária conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). No total foram investidos R$ 2 milhões para financiar eventos em formato de feira por todo o Estado.