A inteligência artificial não está somente redesenhando as relações e o tamanho do mercado de trabalho que conhecíamos até então.
Veja prompts para IA que ajuda a procura de emprego, onde caso o ChatGPT não se interessar pelo seu currículo, é possível que ele nem chegue aos recrutadores
Os efeitos da automação sobre os empregos já começam na seleção de candidatos para uma vaga – e aqui, existe mais um desafio: despertar o interesse da IA pelo seu currículo. Caso contrário, ele pode não chegar nas mãos dos recrutadores.
Foi o que apontou um estudo da Harvard Business School, publicado em abril deste ano. Segundo especialistas da instituição, saber como a tecnologia afeta o trabalho e as contratações pode garantir uma vantagem importante no processo seletivo.
E o ChatGPT pode auxiliar neste intuito, desde que ele receba os prompts (comandos) corretos, é claro. Veja a seguir algumas sugestões de especialistas para melhorar o currículo e dar mais destaque ao LinkedIn por meio da ferramenta.
Oportunidade única
Cartão Legacy: muito além de um serviço
1 – Destaque o seu título
O título é um dos primeiros itens que aparece quando visitamos o perfil de alguém no LinkedIn. Por isso, é importante que ele desperte interesse imediato, chamando atenção para as potencialidades e diferenciais do usuário.
A melhor descrição do título vai depender de cada contexto profissional. Por exemplo, a atividade demanda alto conhecimento técnico? Ou aspectos como foco em resultados e geração de valor são mais importantes?
A partir desse direcionamento, podemos criar um prompt para o ChatGPT, como: “crie um título atrativo para o LinkedIn de um (profissão, especialização, tempo de carreira…) destacando meu (aspecto mais importante)”.
Lembrando que o título do LinkedIn deve conter palavras-chave sobre a atividade e não pode ultrapassar 220 caracteres. Essas informações também devem ser dadas ao ChatGPT.
2 – Faça um resumo que gere impacto
É no resumo que se descreve a trajetória profissional, e quanto mais informações houver sobre a carreira, mais personalizado ficará o perfil.
Nesse aspecto, costuma existir um desafio: dependendo da escrita e da quantidade de detalhes, o texto pode ficar enfadonho. Quando o que se quer é justamente o contrário: atrair visitantes e estabelecer novas conexões.
Para acertar a medida do resumo, uma sugestão de prompt é: “Elabore um resumo para o LinkedIn para um (profissão) com experiência em (…), destacando as seguintes habilidades: (…). Destaque minhas principais performances no trabalho, e conclua com um chamado para que as pessoas entrem em contato comigo. O texto deve conter até 200 palavras, ser escrito em primeira pessoa e trazer uma breve história pessoal, para humanizá-lo”.
3 – Descreva suas experiências com resultados
Aqui, é preciso tomar cuidado para não se limitar a descrever suas experiências profissionais. Além disso, é importante mostrar o que você conseguiu alcançar com elas, de preferência, quantificando-as quando possível.
Por exemplo: substituir “gerenciava uma carteira de … clientes e R$ … milhões de investimentos” por “Em … anos, aumentei a rentabilidade de meu portfólio em …%, alcançando receita total de R$ … milhões”.
Nessa situação, um prompt que poderia funcionar é o seguinte: “Faça uma descrição sobre o meu trabalho como (…) na empresa (…), considerando que minhas responsabilidades eram (…) e que alcancei resultados como (…). Utilize linguagem dinâmica, com verbos de ação, e mantenha o texto em (…) palavras, para que fique suscinto e objetivo”.
4 – Identifique as palavras-chave para listar suas habilidades
Primeiramente, pesquise uma vaga que lhe interessa no LinkedIn e peça para o ChatGPT identificar quais as principais palavras-chave relacionadas a essa vaga.
O seu prompt pode ser exatamente esse: “Ajude-me a identificar as palavras-chave para a vaga de (…) que possam então, destacar o meu perfil.
Ao encontrar essas palavras, selecione as que são compatíveis com seus conhecimentos e experiências, e comece a utilizá-las nas suas descrições e resumo – tomando cuidado para não exagerar e perder a naturalidade
5 – Crie chamadas para conectar todas as partes do seu perfil
Além de bem escrito, o perfil deve ter conexão entre todas as partes, que consiga guiar o visitante em direção ao próximo passo. Isso é importante para criar um encadeamento entre as informações, e fazer com que as pessoas encontrem motivos para se conectarem a você.
Para esse propósito, especialistas sugerem que se crie chamadas para ação (CTAs – call to action), por meio do seguinte prompt: “Crie cinco CTAs que eu possa utilizar no meu LinkedIn para incentivar (novas conexões, visitas ao meu perfil, agendamento de entrevistas e o que mais se deseja). As CTAs não devem ser apelativas e precisam mostrar os benefícios para quem a seguir”