No Brasil, a saúde mental já se tornou o principal problema de saúde dos profissionais, superando até mesmo o câncer
Se equipamentos de segurança garantem a proteção física dos profissionais, o mesmo não pode ser dito sobre a saúde mental. Quase não há “proteção emocional” para lidar com ambientes de trabalho tóxicos, burnout, medo de demissões, prazos irreais e rotinas exaustivas.
No Brasil, a saúde mental já se tornou o principal problema de saúde dos profissionais, superando até mesmo o câncer, de acordo com o levantamento Ipsos Health Service Report 2025.
De acordo com o relatório Mental Health in the Workplace 2025, da plataforma global de recrutamento e carreira Monster, quatro em cada cinco profissionais americanos afirmam que o trabalho impacta negativamente sua saúde mental, um salto expressivo frente aos 67% registrados em 2024.
Outros dados do estudo, realizado com mais de 1.100 pessoas, revelam como culturas tóxicas, lideranças pouco acolhedoras e o aumento da carga de trabalho vêm deteriorando o bem-estar emocional no ambiente corporativo:
– 57% dos profissionais prefeririam pedir demissão a continuar em um ambiente de trabalho tóxico;
– Entre as principais causas de piora da saúde mental estão cultura de trabalho tóxica (59%), mau gestor (54%) e falta de oportunidades de crescimento (47%);
– 51% acreditam que seu bem-estar melhoraria se os funcionários tóxicos fossem desligados.
Os profissionais nem sempre podem depender das organizações para oferecer equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Cabe aos próprios funcionários criar estratégias para se proteger em um ambiente tóxico. A chave é criar um planejamento que ajude a “resetar” o cérebro e mantê-lo saudável.
Em seguida, confira 10 dicas cientificamente comprovadas que podem te ajudar a navegar em um ambiente tóxico e reduzir a ansiedade crônica e prevenir o burnout.
1. Medite
A meditação reduz os níveis de cortisol em 25%, conforme pesquisas. Aém de diminuir a divagação mental, a ansiedade e os erros, ajudando a manter a concentração no trabalho.
2. Escolha bem seus alimentos
Comer bem é também cuidar da mente. Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade favorecem a produtividade e o bem-estar no trabalho. Portanto, priorize proteínas, ômega-3, ovos, sementes de abóbora, vitaminas do complexo B e vitamina D. Bem como, chocolate amargo, cúrcuma, camomila, iogurte, chá verde e castanhas-do-pará.
3. Exercite-se
Exercícios regulares, como o método japonês de caminhada acelerada, recalibram um cérebro fatigado e reduzem em quase 60% o risco de desenvolver ansiedade.
4. Faça afirmações positivas
O diálogo interno positivo pode interromper pensamentos catastróficos que geram ansiedade e ajudar a manter a calma em situações estressantes. Além disso, aumentam a autoconfiança.
5. Priorize o sono.
A privação de sono aumenta a ansiedade. Por outro lado, dormir bem tem efeito restaurador, acalma a mente e contribui para a saúde e o desempenho no trabalho.
6. Faça pausas
Micropausas de cinco minutos ao longo do expediente reduzem a fadiga, diminuem a ansiedade e mantêm o cérebro descansado e alerta.
7. Use a respiração a seu favor
A respiração abdominal consciente mantém a mente afiada e focada no momento presente quando a ansiedade tenta “roubar o seu ar”.
8. Mantenha uma postura otimista
Uma postura otimista evita que a ansiedade domine a mente e melhora a memória no trabalho. Assim, pesquisas mostram ainda que buscar oportunidades dentro dos problemas acelera e amplia o crescimento na carreira.
9. Passe tempo ao ar livre
Exames cerebrais mostram que pessoas que passam tempo ao ar livre têm mais massa cinzenta no córtex pré-frontal. Bem como, maior capacidade de pensar com clareza e regular o estresse e a ansiedade.
10. Converse com colegas
ALiás, a interação social reduz o declínio cognitivo, aumenta a massa cinzenta do cérebro e ajuda a diminuir a ansiedade. Por isso, é importante evitar trabalhar isolado e cultivar conexões sociais com colegas para manter a mente ativa e saudável.


