No momento, você está visualizando Exercícios de isometria; entenda benefícios e quem pode realizá-los
Durante a isometria, o músculo fica contraído de forma estática, gerando tensão sem alterar seu comprimento. Essa contração prolongada

Exercícios de isometria; entenda benefícios e quem pode realizá-los

Os exercícios de isometria são uma forma eficiente de fortalecer os músculos e melhorar a definição corporal

Durante os exercícios de isometria, o músculo fica contraído de forma estática, gerando tensão sem alterar seu comprimento. Essa contração prolongada estimula as fibras musculares profundas, o que ajuda a melhorar a resistência, a estabilidade e a definição do corpo.

Diferente dos movimentos tradicionais, eles consistem em manter o corpo em uma posição fixa por um determinado período de tempo, ativando a musculatura sem realizar movimentação e usando, muitas vezes, apenas o peso do próprio corpo.

Benefícios dos exercícios isométricos

Os exercícios isométricos são eficazes para fortalecer o core, aquela região do abdômen e lombar, os membros superiores e inferiores. Além disso, eles também podem ajudar a melhorar a postura.

“Exercício de isometria também previnem lesões, pois fortalecem músculos e articulações. São usados bastante também em reabilitação física, porque reduzem o impacto nas articulações”, explica Luciano Duarte, educador físico.

Entre os principais benefícios desses exercícios estão:

  • Definição muscular
  • Melhora da resistência
  • Baixo risco de lesão

Quem pode fazer exercícios isométricos e cuidados

Esse tipo de exercício é indicado para pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico.

Eles podem ocorrer por iniciantes por serem simples e de baixo impacto. No entanto, é recomendável consultar um profissional de educação física antes de iniciar a prática.

“A maioria das pessoas podem praticar, porém, existe algumas contraindicações. Por exemplo, os hipertensos devem evitar os exercícios muito intensos, como aguentar peso por muito tempo, porque pode causar a elevação da pressão arterial. Pessoas com problemas radiculares e cardíacos devem ter a orientação profissional antes de iniciar a atividade física”, detalha o educador físico.

“Os cuidados que as pessoas têm que ter nesse tipo de exercício são com a respiração. É necessário respirar corretamente, não prender a respiração e manter a postura alinhada para evitar lesões. Eu indico de início começar de 15 a 30 segundos, depois vai evoluindo gradualmente e, principalmente, não exagerar na intensidade para evitar a fadiga excessiva”, acrescenta Duarte.

Em seguida, veja exercícios isométricos fáceis para fazer em casa

Prancha abdominal

  • Como fazer: deite-se de barriga para baixo, apoie os antebraços e as pontas dos pés no chão, mantendo o corpo alinhado. Segure a posição por 20 a 60 segundos.

Ponte de glúteos

  • Como fazer: deite-se de costas, flexione os joelhos e mantenha os pés no chão. Eleve o quadril, contraindo os glúteos, e sustente a posição por 20 a 40 segundos.

Prancha lateral

  • Como fazer: deite-se de lado, apoie um antebraço e os pés no chão, levantando o quadril. Segure por 20 a 40 segundos de cada lado