No momento, você está visualizando Exportações de arroz à Venezuela entram no radar do agro brasileiro
O agronegócio brasileiro, principalmente o mercado de arroz, monitora com atenção os desdobramentos do ataque americano à Venezuela

Exportações de arroz à Venezuela entram no radar do agro brasileiro

O país figura entre os maiores importadores do cereal nacional, sendo que, na safra 2025/26 comprou 165 mil toneladas

O agronegócio brasileiro, principalmente o mercado de arroz, monitora com atenção os desdobramentos do ataque americano à Venezuela. Isso porque, o país sempre figura entre os maiores importadores do cereal nacional, sendo que, na safra 2025/26 comprou 165 mil toneladas.

Conforme Denis Dias Nunes, presidente da Federarroz (Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul), esse volume representou 13% do volume total exportado pelo país, de 1,3 milhão de toneladas, entre março e novembro (a safra de arroz começa em março e vai até fevereiro de cada ano). Esse volume fez a Venezuela ultrapassar o Senegal e a Costa Rica se tornar o maior importador de arroz em casca brasileiro.

“Estamos monitorando se haverá qualquer tipo de intercorrência neste comércio, mas não me parece que teremos problemas. A principal trading de arroz é americana”, afirmou, referindo-se a TRC. “Talvez tenhamos até mais oportunidades de venda.” 

Em 2025, dejaneiro a novembro, o Brasil vendeu para a Venezuela US$ 474,5 milhões em produtos agropecuários, segundo o ComexStat – plataforma do Ministério da Indústria e Comércio, 9% mais que no mesmo período de 2024. Além do arroz, o país vendeu cereais, soja, açúcar e carnes.  

As importações do agro foram mínimas, com menos de US$ 400 mil toneladas entre janeiro e novembro. Entre os principais produtos recebidos pelo Brasil estão adubos e fertilizantes e farinha de arepa e pescados.

Fonte: cnn