O tradicional Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe) de Cáceres é considerado o principal festival de pesca esportiva do país
O Festival de Pesca deve atrair um público de 150 mil pessoas durante os cinco dias de atividades. A programação inclui competições de pesca, eventos culturais, gastronomia, feiras temáticas e apresentações musicais gratuitas.
O FIPe acontece no histórico rio Paraguai, que receberá os competidores da pesca esportiva, no estilo ‘pescou, soltou’. Assim, as areias do Daveron se transformarão em arenas para esportes de praia. Já a Praça de Eventos da Sematur e a Barão serão palcos para as feiras, apresentações culturais, comidas típicas e os shows que animam o público todas as noites.
As competições de pesca continuam sendo o coração do festival. De acordo com a secretária municipal de Turismo e Cultura e coordenadora geral do festival, Alessandra Castilho, “embora todas as atividades tenham sua importância, as provas de pesca são a essência do FIPe. Foi a partir delas que tudo começou, ainda nos anos 1980, com nomes como Aderbal, Bertolino Michels, Adelino Pirangueiro (in memoriam) e Luizmar Faquini, que deram início ao antigo Festival do Peixe. Desde então, crescemos muito, sem perder nossa origem”.
As disputas incluem categorias adaptadas a Pessoas com Deficiência (PCD), além das categorias sênior (para competidores acima dos 60 anos), infantil e juvenil.
Enquanto que nas provas embarcadas, as modalidades contemplam caiaque, canoa a remo e pesca motorizada.
Comunidade de Cáceres abraçou o FIPe e o tornou referência nacional
Durante o lançamento da programação, a prefeita Eliene Liberato Dias celebrou o envolvimento da população no crescimento do FIPe. “Este festival é resultado do trabalho coletivo. A comunidade de Cáceres abraçou o FIPe e o tornou referência nacional. É um orgulho dizer que esse evento é da nossa cidade, do nosso estado, e representa todo o Brasil”, destacou.
Eliene também agradeceu o suporte dos governos federal e estadual, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Câmara de Vereadores de Cáceres e dos patrocinadores. “Nada disso seria possível sem o apoio de tantos parceiros. São eles, junto com a equipe da prefeitura, que tornam este grande evento realidade”, completou.
A programação de shows deste ano conta com apresentação gospel de Jefferson e Suellen, seguida pela estrela do sertanejo Simone Mendes, no primeiro dia. Já no dia 7, o público curtirá o carisma e talento de Gustavo Mioto e, em seguida, o animado Matheuzinho Sucessinho.
Na sexta (8), a noite começa ao som de Kamisa 10, grupo sensação do pagode atual, e segue com João Neto e Frederico, ícones do sertanejo universitário.
Sábado (9), o evento terá rock nacional com RPM e forró com Os Barões da Pisadinha. Encerrando o festival, no domingo (10), Alecir e Alessandro sobem ao palco, e a grande estrela da noite será Ana Castela, a “boiadeira” que conquistou o país.