No momento, você está visualizando Google leva Nano Banana a bilhões de usuários
Gerador de imagens do Google chega aos usuários. Iniciativa amplia o alcance da tecnologia além dos recursos de IA dedicados Foto: Divulgação

Google leva Nano Banana a bilhões de usuários

Gerador de imagens do Google chega aos usuários

O Google começou a adicionar seu gerador de imagens, o Nano Banana, a serviços centrais como Google Search, Google Photos e NotebookLM. A iniciativa amplia o alcance da tecnologia além dos recursos de IA dedicados, levando-a aos aplicativos essenciais que bilhões de pessoas usam diariamente.

Como revelado recentemente no blog The Keyword, usuários dos Estados Unidos e da Índia já podem acessar o modelo diretamente pelo Google Lens ou pelo modo IA.

Ícone de banana

Antes de tudo, ao tocar no novo ícone em formato de banana com a palavra “Criar”, os usuários podem editar e gerar imagens diretamente, sem precisar de aplicativo de IA. Além disso, basta tirar uma selfie com o Google Lens e, então, o Nano Banana sugerirá edições como “crie uma pintura” ou “transforme-me em um boneco”.

Do mesmo modo, é possível digitar um comando personalizado para o que quiser. Assim, o usuário ajusta o resultado em um diálogo interativo até chegar à imagem desejada. Além disso, o Google adicionou a geração de imagens com o Nano Banana ao NotebookLM, trazendo uma atualização significativa ao recurso interno Video Overviews.

Essa ferramenta resume automaticamente suas fontes em vídeos curtos, no estilo de apresentações. Agora, esses vídeos ganham seis estilos visuais criados pelo Nano Banana: Watercolor, Papercraft, Anime, Whiteboard, Retro Print e Heritage.

Segundo o Google, os novos estilos visuais começaram a ser disponibilizados em todos os idiomas compatíveis para usuários da versão Pro. Isso indica que o recurso não ficará restrito aos Estados Unidos e à Índia. Enquanto isso, usuários da versão padrão devem recebê-lo “nas próximas semanas”.

Google Photos é o próximo

Sugerida em um vazamento anterior, talvez a integração mais empolgante do Nano Banana será ao Google Photos, prevista para acontecer em breve.

Uma análise anterior do aplicativo já havia revelado uma função inédita que usa IA generativa para realizar tarefas como transformar fotos de pessoas em diferentes estilos gráficos ou inserir suas imagens em composições e memes. O Google confirmou que o Nano Banana será a tecnologia por trás desses recursos, embora ainda não tenha revelado detalhes específicos.

Nano Banana em todo lugar?

O Nano Banana se mostrou extremamente popular no Gemini, atraindo dezenas de milhões de novos usuários e gerando mais de 5 bilhões de imagens em poucas semanas. Mas será que ele realmente pertence à Busca? Você pensaria imediatamente no Google Search como o lugar ideal para criar retratos com IA ou transformar sua imagem em um boneco de plástico? Ou usaria o Google Lens, em vez do app da câmera, para tirar uma foto?

Mesmo assim, com o Google Search processando cerca de 13 bilhões de buscas por dia, o novo ícone amarelo aparecerá com frequência diante de milhões de pessoas. Além disso, será difícil ignorá-lo, pois ele frequentemente será o único ícone colorido na interface.

Desse modo, chamará atenção e despertará curiosidade; algo em que o Google claramente aposta em sua busca pela liderança na era da inteligência artificial.

Fonte: Forbes