O gigante das buscas expôs sua visão para o futuro das buscas na web, introduzindo uma série de atualizações
As ferramentas do Google recém-anunciadas vistas como um esforço para provar que o mecanismo de busca de quase 30 anos do Google não está perdendo relevância na era da IA
O significado básico do que significa “pesquisar” algo no Google – digitar palavras-chave e vasculhar links, imagens e trechos de informações – está quase ultrapassado, de acordo com o Google.
O gigante das buscas expôs sua visão para o futuro das buscas na web, introduzindo uma série de atualizações que visam transformar o onipresente mecanismo de busca do Google de uma caixa para processar palavras-chave em um sistema de “agentes digitais” que podem rastrear a web e responder a perguntas com base no ambiente, gostos e preferências do mundo real de uma pessoa.
A iniciativa do Google em IA ocorre em um momento em que os editores, especialmente os independentes, já levantaram preocupações sobre como a proeminência das respostas geradas por IA poderia ameaçar seus negócios.
Os anúncios ocorreram durante a conferência anual de desenvolvedores da empresa. Assim, ressaltaram que o negócio mais importante do Google está enfrentando mais concorrência do que nunca. Chatbots como o ChatGPT e mecanismos de busca alimentados por IA, como o Perplexity, apresentam uma maneira alternativa de encontrar informações e realizar tarefas. Ou seja, duas tarefas firmemente no centro do negócio principal do Google.
As ferramentas recém-anunciadas podem ser vistas como um esforço para provar que seu mecanismo de busca de quase 30 anos não está perdendo relevância na era da IA
“Modo IA”
O Google está expandindo o Modo IA, anteriormente disponível apenas para aqueles que se inscreveram para testar os recursos iniciais por meio de seu programa Labs. Para todos os usuários dos EUA por meio do aplicativo Google.
É um passo além das Visões Gerais de IA, as respostas geradas por IA que os consumidores veem no topo dos resultados. A principal diferença entre o Modo IA e uma pesquisa padrão do Google é a maneira como ele processa as consultas. Aliás, o Modo IA divide as consultas em subtópicos e gera pesquisas adicionais com base nesses subtópicos para fornecer uma resposta mais específica.
O Google afirma que o Modo IA em breve usará o histórico de pesquisa de uma pessoa para personalizar ainda mais as respostas. Os usuários também poderão vinculá-lo a outros aplicativos do Google, como o Gmail.
Além de processar perguntas, espera-se que o Modo IA ofereça duas novas maneiras principais de pesquisa. Uma que de acordo com a empresa, executará tarefas em nome do usuário. Outra que permite que o Google mostre os arredores usando a câmera do telefone.
Embora o Modo IA já esteja disponível nos EUA, esses dois recursos específicos ainda exigirão que os usuários se inscrevam no Labs.
Project Mariner do Google
A tecnologia Project Mariner do Google, que a empresa anunciou como um protótipo de pesquisa no ano passado, é capaz de realizar determinadas tarefas em nome de uma pessoa e responder a perguntas que geralmente exigem várias etapas, afirma a empresa.
Por exemplo, pode-se fazer uma pergunta como “Encontre dois ingressos acessíveis para um jogo de futebol neste domingo no andar inferior”. O Google pesquisará ingressos, analisará opções e preços, preencherá formulários de forma autônoma e, em seguida, exibirá os ingressos que correspondem aos critérios do usuário.
Inicialmente, ele estará disponível para comprar ingressos, fazer reservas em restaurantes e agendar compromissos locais por meio de serviços. Isto é, Ticketmaster, StubHub, Resy e Vagaro, e chegará à seção Labs do aplicativo do Google nos próximos meses.