Projeto educativo criado pela Soesp com personagens infantis dos quadrinhos, busca conectar o campo e a cidade
A Sementes Oeste Paulista (Soesp), que atua no mercado de sementes para pastagens, encontrou na linguagem lúdica da história em quadrinhos (HQ) uma ferramenta para inspirar e educar as novas gerações sobre a importância do agro para o Brasil. Para isso, a empresa lançou um projeto voltado as crianças.
Desse modo, tem o intuito de conectar o ambiente urbano ao rural, e fortalecer a compreensão do papel fundamental do campo na vida cotidiana da população.
A HQ apresenta a história de Nina, uma menina da cidade que vai passar as férias na fazenda do primo Dudu. “Acreditamos que essas histórias podem gerar curiosidades nas crianças e boas conversas com os pais. Dudu e Nina têm muito a aprender um com o outro”, destaca Andrea Franco, Coordenadora de Marketing da empresa.
Com roteiro desenvolvido internamente pela Soesp e ilustrações de uma profissional contratada especialmente para o projeto, o gibi teve uma tiragem inicial de 12 mil exemplares. Aliás, a primeira edição abordou o tema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e já é distribuída em eventos e feiras. Além de ter entregue à equipe comercial da empresa e à Associação de Olho no Material Escolar. “As crianças estão adorando”, comenta a profissional.
Conhecendo a origem dos alimentos
A iniciativa nasceu de uma série de observações feitas pela equipe técnica e de marketing. Felipe Parron, analista de marketing da Soesp, explica. “Através de projetos anteriores, percebemos que muitas crianças da cidade desconhecem a origem dos alimentos e acreditam que o campo ainda vive sem tecnologia”.
Portanto, a segunda edição trará temas como o uso da água, cobertura do solo com palhada e bem-estar animal. A previsão é que a nova história seja lançada nos próximos 30 dias. Enquanto a terceira história, em desenvolvimento, abordará a tecnologia no campo e o uso de inteligência artificial. “A ideia é comunicar de forma mais empolgante, educativa e acessível. Desse modo, utikiza um formato que foi muito popular entre gerações passadas e que ainda pode ser encantador”, explicam Franco e Parron sobre a escolha da HQ como ferramenta. Segundo a empresa, o objetivo é não apenas ensinar, mas também mostrar o lado moderno, responsável e sustentável do agronegócio brasileiro.
Ainda não há planos para transformar o conteúdo em vídeos ou animações, mas o sucesso da primeira edição já motiva a equipe a pensar em novos temas e possibilidades para as próximas publicações. “Nosso principal objetivo é fazer essa ponte, mostrar de onde vêm os alimentos e valorizar o campo como espaço de inovação. Bem como incentivar a produção conciliada à preservação”, conclui Parron.