O recurso está restrito a assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra nos Estados Unidos, que se cadastrarem no Google Labs
O Google anunciou, nesta quinta-feira (22), a expansão do recurso de Inteligência Personalizada para o Modo IA da Busca. A novidade, quando ativada, se conecta ao Gmail e ao Google Fotos para trazer respostas e recomendações mais alinhadas ao contexto do usuário. Por enquanto, o recurso está restrito a assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra nos Estados Unidos, que se cadastrarem no Google Labs.
A Inteligência Personalizada usa o Gemini 3, última geração da IA do Google, para analisar e conectar dados de diferentes aplicativos. Durante uma pesquisa, o Modo IA pode considerar reservas de hotel encontradas no Gmail e memórias registradas no Google Fotos para sugerir roteiros de viagem personalizados, compras adequadas ao clima do destino ou recomendações baseadas em preferências anteriores.
O Google reforça que a funcionalidade é opcional, vem desativada por padrão e oferece controle total sobre quais aplicativos se conectam. Além disso, indica a origem das informações usadas em cada resposta.
Quem pode usar a Inteligência Personalizada na busca do Google?
A Inteligência Personalizada no Modo IA da Busca está disponível como um recurso experimental do Google Labs. O acesso é limitado a assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra, localizados nos Estados Unidos e que tenham contas pessoais do Google.
Inteligência Personalizada liberada no Gemini primeiro
Antes de chegar ao Modo IA da Busca, liberaram a Inteligência Personalizada para o chatbot Gemini em 14 de janeiro de 2026. Com o recurso, entretanto, o app pode se conectar ao Gmail, Google Fotos, Busca e YouTube para oferecer respostas mais contextuais e alinhadas à rotina do usuário.
Embora versões anteriores do Gemini (quando ainda se chamava Bard) já oferecessem extensões para acessar serviços do Google, a Inteligência Personalizada amplia esse modelo, pois permite que a IA conecte e interprete informações de forma proativa. Com o Gemini 3, o assistente entende o contexto do pedido sem que o usuário precise indicar onde os dados estão.
Fonte: canaltech




