Brasileiro João Fonseca volta à quadra na quarta-feira contra tcheco Tomas Machac
O jovem tenista carioca João Fonseca estreou com vitória no US Open, último dos quatro Grand Slam do ano, nesta segunda-feira (25), em Nova York (Estados Unidos). Número 45 do mundo, João derrotou o sérvio Miomir Kecmanovi (42º no ranking), por 3 sets a 0 – parciais de 7/6 (3), 7/6 (5) e 6/3, após duas horas e meia de partida.
Esta é a primeira vez que o brasileiro disputa a chave principal do torneio norte-americano. Em 2023, João Fonseca foi campeão juvenil do US Open.
Na segunda rodada, João terá pela frente o tcheco Tomas Machac (22º no ranking), que bateu o italiano Luca Nardi (86º) na esreia. A partida, portanto, está programada para quarta-feira (27), em horário ainda a ser definido pelos organizadores.
O embate manteve equilíbrio nos dois primeiros sets, definidos pelo brasileiro nos tie-breaks. Na terceira parcial, João passou mal e pediu atendimento médico quando vencia por 3 a 2. Recuperado, voltou à disputa até selar a vitória.
Bia Haddad estreia nesta terça (26)
Número 22 do mundo, a paulistana Beatriz Haddad Maia estreia na chave de simples feminina no US Open nesta terça (26). A adversária será a britânica Sonay Kartal (51ª no ranking); A duas se enfrentaram em março no WTA 1000 de Indian Wells, com vitória da britânica. Na edição passada do Grand Slam nova-iorquino, Bia parou nas quartas de final.
Duplas e demais chaves do US Open
Os confrontos das chaves de duplas serão divulgados nesta terça (26). Portanto, o Brasil contará com cinco tenistas na disputa masculina (Marcelo Melo, Rafael Matos, Fernando Romboli, Orlando Luz e Marcelo Demoliner). Nas duplas femininas, entreranto, a amarelinha traz Bia Haddad, Luisa Stefani e Ingrid Martins.
A chave juvenil, a partir do próximo domingo (31), terá quatro brasileiros na disputa de simples e de duplas. Assim, traz Pedro Boinini e Luis Guto Miguel no torneio masculino e Victoria Barros e Nauhany Silva no feminino.
Aliás, o país também contará com outros cinco representantes no torneio de tênis em cadeira de rodas, a partir de 2 de setembro. Isto é, Vitória Miranda (campeã de simples e duplas do Aberto da Austrália e de Roland Garros), Luiz Calixto, Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva.