O Imea apontou que o plantio de soja alcançou os 21,22% em Mato Grosso no último dia 10 de outubro
A velocidade da semeadura da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso, vem ultrapassando a média dos últimos 5 anos desde a metade de setembro. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou que o plantio alcançou os 21,22% no estado no último dia 10 de outubro. No mesmo período do ano passado, a semeadura da safra 24/25 estava em 8,81% no estado. Ou seja, o plantio atual está 12,41% pontos percentuais (p.p.) acima do ano passado. Apesar da estabilidade do clima nos últimos dias, houve queda na velocidade do plantio em relação à última semana.
O ritmo da semeadura, que começou acelerado, está se aproximando da média dos últimos 5 anos.
A desaceleração registrada na última semana pode estar relacionada ao tempo seco, que só deu uma “trégua” nos últimos dias. Bem como, os custos elevados de produção.
“Vale destacar que, embora o início da safra tenha avançado de forma acelerada, persistem incertezas quanto ao nível de investimento nesta temporada. Os produtores seguem pressionados pelos custos de produção elevados, preços futuros da soja menores, juros ainda altos e comercialização aquém do registrado no ano passado e da média histórica para o período”, apontou o relatório publicado no último dia 6 de outubro.
Vazio sanitário
O início da semeadura foi registrado no dia 19 de setembro, 12 dias após o fim do período de vazio sanitário. Assim como em anos anteriores, a semeadura também atrasou devido à falta de chuva e clima seco nas regiões produtoras.
A região Médio-Norte é a que tem mais área semeada até o momento. Em apenas três semanas, saiu de 0,73% para 30,94%. A semeadura na região subiu 6,67 p.p. em comparação com a última semana. Isso porque ela é a região mais conhecida pela grande quantidade de área de plantio.
Porém, na última semana a região Norte foi a que apresentou o maior crescimento da área semeada, com avanço de 12,29 p.p. em uma semana, alcançando 29,55% de área plantada.
Semeadura por região
Médio-Norte – 30,94%
Norte – 29,55%
Oeste – 28,91%
Noroeste – 25,38%
Centro-Sul – 19,03%
Sudeste – 9,92%
Nordeste – 9,66%