Max Russi abre trabalhos legislativos de 2026
Na manhã desta segunda-feira (2), no plenário das Deliberações Renê Barbour, o deputado Max Russi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), abriu oficialmente a 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, dando início aos trabalhos parlamentares de 2026. A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes (UB), o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), além de autoridades dos poderes Executivo, Ministério Público e de entidades representativas.
Durante o discurso, Max destacou o significado institucional da abertura do ano legislativo. “Este momento tem profundo significado institucional. A abertura de uma Sessão Legislativa não se limita ao cumprimento de um rito formal previsto no Regimento Interno. Ela representa, sobretudo, a reafirmação solene do compromisso permanente desta Casa com a democracia, com a Constituição e com o povo de Mato Grosso”, afirmou.
A importância da harmonia entre os poderes
O presidente da ALMT primeiramente reforçou a importância da harmonia entre os poderes. Isso serve como instrumento para o avanço de pautas relevantes para a população. “Ao contrário, o diálogo institucional não fragiliza a democracia. Do mesmo modo, é ele que a fortalece. Além disso, permitindo a construção de soluções conjuntas. E também, a prevenção de conflitos. E, principalmente, o aprimoramento das políticas públicas”, disse.
Ao fazer um balanço do primeiro ano à frente da Presidência da Casa, Russi ressaltou avanços importantes. Por exemplo, a aprovação do Reajuste Geral Anual dos servidores públicos estaduais. Isso foi no percentual de 5,40%. Aliás, após sete anos sem reajuste real. “Em síntese, esse episódio demonstra que é possível conciliar responsabilidade com justiça. Do mesmo modo, técnica com humanidade”, destacou.
Atuação plural e participativa
Ao finalizar o seu discurso, primeiramente Max reafirmou o compromisso da Presidência com uma atuação plural e participativa. “Em primeiro lugar, para esta nova Sessão Legislativa, reafirmo o compromisso com uma pauta aberta ao diálogo. Além disso, orientada pelo interesse público. E também, com a indispensável participação popular”, concluiu.
Do mesmo modo, o governador Mauro Mendes fez um balanço do executivo. E também ressaltou a parceria com a ALMT. Isso permitiu avançar em diversas áreas no estado. “Ao longo desses 7 anos, contamos sempre com o apoio desta Casa Legislativa. Isso ocorreu em momentos extremamente importantes para Mato Grosso. Por fim, fica aqui o meu respeito a todos os deputados.”
Após a instalação do ano legislativo, os parlamentares realizarão sessão ordinária para votação de projetos. Entre as matérias em pauta, está o Projeto de Lei Complementar nº 57/2025, que trata da promoção de subtenentes da Polícia Militar por ato de bravura. No mês passado, o presidente da ALMT informou, por meio das redes sociais, que uma falha de comunicação resultou no veto ao projeto.




