Além de leis, o deputado já destinou mais de R$ 1,7 milhão em defesa dos animais
A lei, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), institui o Abril Laranja como o mês oficial de conscientização e prevenção contra a crueldade animal. A nova legislação coloca o estado na vanguarda da proteção animal, transformando em política pública permanente aquilo que, por anos, pautaram apenas por ações isoladas de ativistas e organizações da sociedade civil.
Abril Laranja vai muito além da simbologia
“Não se trata apenas de vestir a cor da campanha. Mas de garantir ações permanentes que assegurem dignidade aos animais e estimulem a responsabilidade da sociedade em relação ao tema”, declarou o deputado.
Ainda de acordo com Russi, uma sociedade justa começa também pelo modo como trata os seres mais vulneráveis. E os animais, muitas vezes invisibilizados, agora têm mais do que uma voz — têm uma lei que os protege.
Dentro da programação de abril, a Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Trabalho de Proteção dos Animais, também promoveu a distribuição de cartilhas educativas e laços laranja — símbolo da campanha. O material didático direcionado a crianças de até 12 anos e abordou, de forma lúdica, questões como a diferença entre animais silvestres e domésticos. A importância da castração e os canais de denúncia contra maus-tratos. A ação visa formar, desde cedo, uma geração mais consciente e comprometida com o bem-estar animal.
A campanha se soma a outras iniciativas legislativas encampadas por Max Russi. Como a criação da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais – Lei nº 10552/2017 –, já instituída no calendário estadual.