O reforço na sinalização vem contribuindo para uma circulação mais eficiente e segura e também na redução de acidentes de trânsito
A organização viária foi um dos pontos altos em termos de mobilidade urbana neste primeiro ano da gestão conduzida pelo prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira. O reforço na sinalização, aliados a uma forte ação de planejamento e de gestão viária, vem contribuindo para uma circulação mais eficiente e segura e também na redução de acidentes de trânsito.
Conforme relatório anual das atividades da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Rondonópolis recebeu neste ano de 2025 um total de 1.838 ações relativas à sinalização horizontal (pintura na via), sendo o maior número de indicação de pare (556), seguido de demarcação de via (434), de faixa de pedestre (289), lombadas (160), além de outras.
As vias da cidade também tiveram um reforço substancial em sinalização vertical (instalação de placas), sendo as ações mais representativas de indicações de pare (205) e de velocidade da via (144), seguido de proibido estacionar e parar (128), de faixa de pedestre (114) e de estacionamento (108), além de outros tipos de placas.
Redução no número de mortes no trânsito
A Semob também deu atenção especial às mudanças de sentidos de vias. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança para motoristas e pedestres. Ao todo, somente em 2025, ocorreram 14 alterações nesse propósito. Ou seja, na Rua Jatobás, na Coophalis, que era sentido duplo e passou a ser sentido único. Bem como, na Avenida Leopoldina Carvalho, na Vila Aurora, que era sentido duplo e passou a ser sentido único.
O Município também implantou sete rotatórias na cidade, garantindo ainda mais segurança aos usuários. Por exemplo, da Avenida Daniel Clemente, no Distrito Industrial, no cruzamento com a Avenida Maria de Oliveira. E na Rua Ariadne Feltrin, na Vila Aurora, no cruzamento com a Rua Jaime Fernandes. Duas dessas rotatórias ainda estão em execução.
Na área de educação e prevenção, beneficiaram 4.483 pessoas em 41 palestras realizadas neste ano pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Entre as licitações, a Semob esteve ligada a 22 processos para as mais diversas ações inerentes ao trânsito, transporte e mobilidade urbana no município. A exemplo da concessão para exploração de estacionamento rotativo pago, credenciamento de pátio de recolhimento de veículos, fiscalização eletrônica (radar) nas vias, além de outras.
Todas essas ações já refletem em um trânsito mais seguro em Rondonópolis. Conforme dados parciais dos órgãos de segurança pública, como Polícia Militar e Polícia Civil, o número de mortes no trânsito reduziu de 56 em 2024 para 34 em 2025. Enquanto que a lesão corporal culposa, caiu de 1.165 em 2024 para 542 neste ano.






