No momento, você está visualizando MT Hemocentro realiza capacitação sobre doença falciforme
O MT Hemocentro, realiza nesta quinta-feira (13.11) capacitação com o tema “Manejo da Dor em Pessoas com Doença Falciforme”

MT Hemocentro realiza capacitação sobre doença falciforme

Intuito de habilitar os profissionais da saúde sobre a analgesia específica em pacientes com doença falciforme e de expandir o conhecimento

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza nesta quinta-feira (13) capacitação com o tema “Manejo da Dor em Pessoas com Doença Falciforme”. O evento, portanto, será no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá, das 13h30 às 18h.

O público-alvo são profissionais da saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), bem como, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. Aliás, os interessados podem se inscrever neste link.

A capacitação tem o intuito de habilitar os profissionais da saúde sobre a analgesia específica em pacientes com doença falciforme e de expandir o conhecimento dos participantes em relação ao protocolo estabelecido para o tratamento da dor.

A sensibilização sobre a doença falciforme refere-se à educação e conscientização sobre a patologia, visando melhorar a assistência, o diagnóstico e o tratamento humanizado.

O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida os profissionais da saúde a participarem da capacitação.

“Esta palestra foi planejada para dar mais visibilidade para a doença falciforme, para o atendimento e o tratamento adequado aos pacientes que possuem a patologia. Por isso, convido todos os profissionais da saúde a participarem desta capacitação e aprimorarem seus conhecimentos relacionados ao assunto”, ressaltou.

Mais sobre a doença

A doença falciforme é genética, hereditária e caracterizada por alterações nas hemácias do sangue. Os glóbulos vermelhos se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos.

A enfermidade não tem cura e pode provocar o comprometimento das principais funções do organismo, caso o portador não receba a assistência adequada. O diagnóstico ocorre na Triagem Neonatal, com o Teste do Pezinho, e pelo exame de eletroforese de hemoglobina.

Entre os sintomas estão crises de dor, síndrome mão-pé, infecções, úlcera de perna, sequestro do sangue no baço, palidez, cansaço fácil e icterícia.

O MT Hemocentro é referência no tratamento da doença falciforme no Estado. No momento, a unidade atende 599 pacientes com a patologia.