No momento, você está visualizando Natal e Ano Novo; o que abre e o que fecha em Mato Grosso
Mato Grosso passará por alterações significativas, enquanto as vésperas de Natal e Ano Novo contam com horários estendidos

Natal e Ano Novo; o que abre e o que fecha em Mato Grosso

O comércio de rua e shoppings em Cuiabá e interior têm horários diferenciados nas vésperas

O funcionamento do comércio em Mato Grosso passará por alterações significativas, enquanto as vésperas de Natal e Ano Novo contam com horários estendidos para facilitar as compras de última hora. Assim, os feriados nacionais de 25 de dezembro e 1º de janeiro trazem o fechamento total das lojas em diversas regiões do estado.

O comércio de rua e shoppings em Cuiabá e interior têm horários diferenciados nas vésperas.

Confira o guia do que abre e o que fecha, segundo as convenções coletivas de cada município, para se preparar para as datas comemorativas em algumas cidades do estado.

Cuiabá e Várzea Grande

Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo), as lojas do comércio em geral, tanto de rua quanto de shoppings, deverão permanecer fechadas em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com a Fecomércio-MT, os supermercados também não abrirão nestas datas.

Horários nas vésperas (24 e 31 de dezembro):

  • Lojas de rua: Atendimento autorizado até as 20h.
  • Shoppings: Funcionamento das 10h às 18h.

Atividades essenciais como farmácias e o setor de restaurantes podem funcionar normalmente nos feriados, desde que garantam o pagamento em dobro das horas trabalhadas ou concedam folga compensatória.

partir desta segunda-feira (22), Várzea Grande está em recesso administrativo até o dia 2 de janeiro de 2026. O decreto também estabelece ponto facultativo nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo).

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, a publicação não se estende aos serviços considerados essenciais como: Guarda Municipal, saúde, coleta de lixo, saneamento básico, limpeza urbana, transporte público, mobilidade urbana, trânsito e secretaria de assistência social.

Sinop e região

Na região de Sinop, o trabalho nos feriados é autorizado, em geral, porém com exceção obrigatória para os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, datas em que o comércio deve permanecer fechado.

Campo Verde e Primavera do Leste

O comércio nestas cidades, entretanto, possui um cronograma detalhado de horários estendidos para dezembro:

  • 24 de dezembro (Véspera de Natal): Aberto até as 18h.
  • 31 de dezembro (Véspera de Ano Novo): Aberto até as 13h.
  • 25 de dezembro e 1º de janeiro: proibido o trabalho nestas datas.

Juína, Brasnorte e Castanheira

Para essas cidades, seguindo a convenção coletiva local, fica autorizado o trabalho em feriados, exceto nos dias 1º de janeiro (Confraternização Universal) e 25 de dezembro (Natal), quando as portas permanecem fechadas.

Mirassol D’Oeste e região

O acordo coletivo estabelece que o trabalho em feriados é permitido, mas traz como exceção impeditiva os feriados de Natal e Ano Novo. Portanto, o comércio não funciona nestas datas.

Nova Canaã do Norte e região

A regra para Nova Canaã do Norte e cidades vizinhas segue o padrão estadual. O trabalho é autorizado em feriados, com exclusão específica para os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Água Boa e Barra do Garças

As regras de Água Boa foram estendidas para o município de Barra do Garças. Em ambas as localidades, o comércio deve respeitar o fechamento nos feriados de Natal e Ano Novo, conforme as diretrizes do sindicato dos empregados da região.