A crítica especializada aposta fortemente nas categorias de melhor filme de língua não-inglesa e de melhor ator
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta quinta-feira (22) a lista completa dos indicados ao Oscar 2026. A 98ª edição deve acontecer no dia 15 de março.
O filme brasileiro “O Agente Secreto” tem chance de receber seis indicações. Ou seja, melhor filme, melhor direção e melhor ator para a atuação de Wagner Moura. Além disso, melhor filme de língua não-inglesa, melhor roteiro original e melhor direção de elenco – categoria nova na premiação.
A crítica especializada aposta fortemente nas categorias de melhor filme de língua não-inglesa e de melhor ator. Pela primeira vez na história, uma produção brasileira tem chances reais de levar as seis indicações. Caso aconteça, “O Agente Secreto” quebra o recorde anterior de “Cidade de Deus”, que conseguiu quatro indicações em 2004.
“O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, fez história na edição deste ano do Globo de Ouro ao ser o primeiro filme a vencer dois prêmios em uma mesma edição. O longa-metragem conquistou as categorias de melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator em filme de drama, pela performance de Wagner Moura. Aliás, perdeu apenas a categoria de melhor filme de drama para “Hamnet: A vida antes de Hamlet”.
Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, que morava em São Paulo. No entanto, decide voltar para Recife e reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.



