Pantanal é destaque na Galeria Visit Brasil em Nova York
O Pantanal é o protagonista em Nova York com a abertura da Galeria Visit Brasil – Pantanal até domingo (2). Trata-se de uma experiência imersiva promovida pela Embratur, Sebrae e os Governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no distrito de Chelsea, um dos polos culturais mais prestigiados da cidade.
A mostra transforma o bioma em arte viva, reunindo fotografia, gastronomia, música e debates sobre sustentabilidade, inovação e turismo regenerativo.
Espaço para conhecer o Pantanal
O espaço recebe convidados, imprensa e público norte-americano para conhecer o Pantanal como destino de safári e observação da vida selvagem, um dos grandes ativos turísticos do Brasil. A programação inclui exposições, cooking shows, rodas de conversa e apresentações culturais.
Entre os destaques da programação está o fotógrafo mato-grossense José Medeiros. Ele divide a exposição “Quatro Estações: Um Pantanal” com o premiado documentarista Filipe DeAndrade. Além disso, a chef cuiabana Ariani Malouf comanda o cooking show ao lado do chef Paulo Machado, do Mato Grosso do Sul.
O cooking show ocorre nos dias 30 de outubro e 2 de novembro. Assim, eles levam à plateia internacional os sabores e aromas da culinária pantaneira. Os pratos incluem macarrão de comitiva com aioli de pequi, ceviche de tilápia com mandioca e doce de leite com queijo.
Cultura mato-grossense em evidência
A cultura estará em evidência, principalmente com o grupo Flor Ribeirinha. Esse grupo, acima de tudo, é símbolo da tradição mato-grossense. Além disso, reconhecido mundialmente pela preservação das raízes populares do estado.
Além das atrações artísticas, a programação traz, ainda, rodas de conversa. Os temas incluem “Turismo Regenerativo e Pesquisa Científica”. Além disso, “Pantanal em Foco: entre paisagens e legado da cultura pantaneira”. E, por fim, “Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade”.
Conexões de negócios
O evento contará com encontros de negócios e degustações de caipirinha, promovendo, do mesmo modo, conexões entre operadores internacionais e empreendedores do turismo sustentável.
Representando o Governo de Mato Grosso participam o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a superintendente de Políticas e Promoção do Turismo, Júlia Assis, que, conforme as ações de promoção do destino, acompanham, juntamente com a Embratur, o trabalho junto à imprensa internacional.
“Mato Grosso está no centro da estratégia do Brasil para conquistar o mercado internacional de turismo. E o Pantanal é, sobretudo, um de nossos maiores patrimônios. A Galeria Visit Brasil é, por conseguinte, uma vitrine extraordinária para mostrar ao mundo o que temos de melhor: um turismo que une natureza, cultura e sustentabilidade. É uma honra ver artistas e profissionais do nosso estado representando o país neste palco global”, afirmou César Miranda.
Galeria Visit Brasil
Projeto itinerante da Embratur, a Galeria Visit Brasil nasceu com o propósito de apresentar o país ao mundo de forma sensorial, despertando emoções, cheiros, sons e sabores que traduzem a alma brasileira. Em sua segunda passagem por Nova York, a iniciativa reafirma seu papel como vitrine internacional do Brasil.
Segundo a Embratur, o mercado norte-americano é o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, com mais de 564 mil viajantes entre janeiro e setembro de 2025. Um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atualmente, os dois países estão conectados por 33 rotas aéreas, com 217 voos semanais e quase 58 mil assentos disponíveis, ligando grandes hubs como Nova York, Miami, Atlanta, Houston e Los Angeles a destinos brasileiros.
 
 

