Em um dos últimos desejos, o papa Francisco pediu que o papamóvel transformado em uma clínica de saúde para as crianças de Gaza
O Papamóvel utilizado pelo Papa Francisco se transformará em uma clínica de saúde móvel para atender crianças na Faixa de Gaza. O anúncio da iniciativa ocorreu pelo Vatican News e cumpre um dos últimos desejos do pontífice, falecido no mês passado.
O veículo em questão foi usado por Francisco durante sua visita à Terra Santa em 2014. Agora, adaptado com equipamentos médicos de diagnóstico, testes rápidos, vacinas, kits de sutura e outros materiais emergenciais.
Assim, o veículo terá materiais médicos de diagnóstico e emergência, para atender jovens pacientes no território palestino. Ou seja, onde destruíram os serviços de saúde com a invasão israelense.
Profissionais da saúde irão operar a clínica móvel para levar as comunidades palestinas que não tem acesso a serviços médicos básicos.
A ação está sendo coordenada pela Caritas Jerusalém, organização católica de assistência social, com apoio da Caritas Suécia.
Segundo o Vatican News, Francisco confiou o projeto à Caritas nos últimos meses de vida. A mensagem, para além do auxílio médico, é também simbólica.
Apesar de a Faixa de Gaza abrigar uma pequena comunidade cristã, o Papa mantinha forte ligação com a região.
Durante o conflito iniciado em outubro de 2023, com o ataque do Hamas ao sul de Israel, Francisco teria feito ligações quase diárias à Igreja da Sagrada Família, em Gaza.
Francisco teve vários papamóveis, sendo que esse utilizado na visita de 2014 a Israel e aos Territórios Palestinos, permaneceu na região após seu retorno ao Vaticano.
O conclave para eleger o novo papa começará em 7 de maio.