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Padilha diz que principal meta é reduzir tempo de espera nos hospitais que realizam diagnóstico e tratamento para câncer

Parceria com setor privado quer reduzir tempo de espera no SUS

Padilha diz que principal meta é reduzir tempo de espera nos hospitais que realizam diagnóstico e tratamento para câncer

O Ministério da Saúde vai estabelecer parcerias com a rede privada de saúde para garantir o atendimento especializado no tempo de espera certo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a prioridade é reduzir o tempo de espera para atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Especialmente para o diagnóstico e tratamento de câncer.

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (29), Padilha afirmou que o objetivo é “fazer as coisas acontecerem” ainda este ano.

Segundo Padilha, muitos dos serviços privados têm uma capacidade ociosa que pode ser compartilhada. Além disso, hoje (30), o Ministério da Saúde deve divulgar estudo feito com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Sendo assim, mostra de uma grande concentração de médicos especialistas atuando nas estruturas privadas de saúde.

Com a autorização do presidente Lula, as pastas da Saúde e Casa Civil vão discutir com os demais ministérios envolvidos e trabalhar com o setor privado para impulsionar essa rede de atendimento de média e alta complexidade.

Conforme informou, “tudo que já vinha sendo programado, nós estamos acelerando”. Ou seja, a entrega de equipamentos de radioterapia nos serviços em todo o país. Além disso, o governo está em tratativa com o hospital A. C. Camargo, referência em oncologia na cidade de São Paulo. Assim, visa ajudar no diagnóstico de câncer para pacientes do SUS.

No ano passado, o Ministério da Saúde também lançou o Programa Mais Acesso a Especialistas. Baseada na lógica do cuidado integral do paciente, a proposta era reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos no âmbito do SUS por meio do fortalecimento do SUS Digital. Dessa forma, vai facilitar o acesso a informações e ampliando o potencial de atendimentos remotos.