Município conta com três parques ambientais abertos todos os dias, com entrada gratuita, das 5h às 18h
No ‘feriadão’ de Carnaval, uma alternativa para quem quer fugir da folia é aproveitar os espaços públicos de lazer em Várzea Grande. Aliás, o município conta com três parques ambientais abertos todos os dias, com entrada gratuita, das 5h às 18h, sem interrupção para almoço.
Os locais, portanto, oferecem estrutura para caminhadas, atividades físicas, passeios em família e contato direto com a natureza.
O maior parque urbano do município é o Parque Ambiental Bernardo Berneck, com cerca de 280 mil metros quadrados. Assim, o local conta com pista de caminhada de 3,5 quilômetros, estacionamento, academia ao ar livre, parque infantil e píer sobre dois lagos. A área também abriga animais silvestres típicos da região.
O Parque Municipal Flor do Ipê, localizado no bairro Flor do Ipê, próximo à Ponte Sérgio Motta, possui 19 hectares de área. Ou seja, quatro hectares de trilhas suspensas dentro da mata. O espaço permite a observação de espécies nativas da fauna e flora, além disso, conta com academia ao ar livre e áreas de descanso.
Enquanto que o Parque Ecológico Tanque do Fancho, na Avenida Castelo Branco, no Centro Sul, é um dos mais tradicionais da cidade. O parque dispõe de pista de caminhada, playground e equipamentos para exercícios físicos. A área passou a integrar oficialmente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), fortalecendo as ações de preservação ambiental.
A prefeitura reforça que não é permitido o uso de bicicletas nas pistas e nem a entrada de animais domésticos nos parques, como forma de garantir a segurança dos frequentadores e da fauna local.



