Prefeito de Rondonópolis vai a Brasília em busca de recursos para a saúde
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira foi a Brasília para cumprir agendas, entre elas, a busca de recursos para aplicar na rede municipal de saúde que atualmente está em situação crítica sem estoque de medicação e crescimento de casos de arboviroses.
Desde a primeira semana do ano, a Secretaria de Saúde está executando um plano emergencial. Isto é, o combate no aumento de casos de dengue e chikungunya como o reforço na limpeza dos arredores de prédios públicos. Assim como o aumento da fiscalização pelas equipes de combate às endemias, treinamento dos médicos para atendimento adequado e nebulização veicular.
Conforme a secretária de Saúde Tânia Balbinotti, o município não passou pela transição entre as gestões, dificultando a acesso às informações sobre a estrutura da saúde. Além disso, foi entregue com estoque de medicação zerado, problemas estruturais nas unidades de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde. Inclusive na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e casos subnotificados das arboviroses.
A ausência ou obstrução das notificações por parte da Secretaria de Saúde na última gestão, gerou prejuízo no controle da quantidade de pacientes e da extensão do problema dentro de Rondonópolis. Dessa maneira, refletiu de forma negativa na criação de um plano de atuação.
“Nossa secretária teria que ir a Brasília conosco atrás dos recursos que a gente tanto precisa. Mas, infelizmente, teve que ficar aqui por conta do plano de ação em curso. E, nós estamos trabalhando com todo esforço para resolver esses problemas”, ressaltou o prefeito.