Primeira prova do Enem mobiliza milhões de candidatos
Foi realizada (9) a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil mobilizando milhões de candidatos, com exceção às cidades de Belém, Ananindeua, Marituba, no Pará, que sediam a COP30.
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios, apresentaram um balanço sobre o primeiro dia do exame e as próximas diretrizes para os pouco mais de 4 milhões de candidatos que realizaram a prova.
Entre as dúvidas mais comuns dos candidatos, a principal delas é quanto à data da divulgação do gabaritoda primeira prova. A divulgação ocorrerá na próxima quinta-feira (13). Já a entrega final dos resultados está prevista para janeiro de 2026.
A aplicação do Enem 2025 continuará no próximo domingo, 16 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática.
Porta de entrada para o ensino superior
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, não apenas como critério único, mas também como complemento aos processos seletivos. Além disso, os resultados individuais do Enem podem, desde já, ter aproveitamento nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.
Assim, os acordos garantem, sobretudo, acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. Dessa forma, o exame amplia oportunidades, bem como reforça a integração acadêmica internacional, visto que consolida parcerias e possibilita novas trajetórias de formação além das fronteiras nacionais
O Enem reafirma seu papel essencial na formação acadêmica e na construção de oportunidades. Afinal, o exame amplia horizontes, une trajetórias e transforma projetos pessoais em realizações concretas. Ao mesmo tempo, consolida a união entre instituições, estudantes e o próprio futuro da educação brasileira.
Além disso, evidencia o compromisso coletivo com o mérito, a inclusão e a qualidade do ensino. Desse modo, cada edição reforça a importância da preparação e do esforço individual. Enfim, o Enem segue como ponte sólida para novos começos e conquistas, garantindo que o conhecimento continue sendo instrumento de mudança e evolução social.


