No momento, você está visualizando Produção de mel ganha força em Carlinda com apoio da Seaf e da Empaer
A Seaf-MT e a Empaer, apoia a produção de mel em diferentes regiões, fortalecendo a agricultura familiar do Estado

Produção de mel ganha força em Carlinda com apoio da Seaf e da Empaer

O programa de fomento já entregou 6 mil caixas de abelha e mil kits de apicultor com traje completo, com luvas, botas, formão e fumegador

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e com apoio técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), vem fortalecendo a produção de mel em diferentes regiões do estado. O programa de fomento já entregou 6 mil caixas de abelha e mil kits de apicultor com traje completo, com luvas, botas, formão e fumegador. Assim, beneficiará produtores que estão encontrando no mel uma alternativa sustentável de renda, conservação ambiental e diversificação produtiva.

Entre os municípios atendidos está Carlinda, no Vale do Teles Pires, região Norte, onde 83% da população rural vive da agricultura familiar. A cidade, portanto, recebeu R$ 3,8 milhões em investimentos do Governo do Estado entre 2019 e 2025. Ou seja, apenas via Agricultura Familiar, com entregas de máquinas, caminhões isotérmicos, 600 toneladas de calcário, perfuradores de solo e insumos que vêm impulsionando pequenos produtores e abrindo novos mercados.

Em Carlinda, a apicultura se tornou uma nova frente econômica em um município já reconhecido pela pecuária leiteira e fruticultura. Com destaque para maracujá, melancia, abacaxi, citros e banana nanica.

Modelo produtivo de baixo impacto ambiental

Conforme o extensionista rural da Empaer, Antônio Carlos Carneiro, que atua há 11 anos no município e atende, em média, 150 agricultores por ano, a chegada das caixas e dos kits de apicultor movimentou profundamente a comunidade.

“A apicultura está ganhando força na região. Até então, nós não sabíamos quantos apicultores havia no município. Com as entregas, conseguimos organizar esse público, unir essas famílias e criar um grupo para dialogar, trocar informações e fortalecer a produção. Hoje, são 35 apicultores. Foram 60 caixas na primeira entrega e depois mais 120, totalizando 180. Com o aumento da produção, cresce também a necessidade de mais caixas e kits de segurança”, explicou o extensionista.

Aliás, a expansão da apicultura reforça um modelo produtivo de baixo impacto ambiental. Dessa forma, contribui para a polinização, para a melhoria da biodiversidade e para o desenvolvimento econômico das famílias rurais. Com milhares de caixas distribuídas em Mato Grosso e a organização de grupos produtivos nos municípios, a Seaf e a Empaer seguem consolidando um novo capítulo para a agricultura familiar, onde o mel, literalmente, adoça o futuro de muitas famílias.