No momento, você está visualizando Reunião com Ucrânia foi muito produtiva, mas negociação continua
Marco Rubio afirmou que a reunião deste domingo (30) entre altos funcionários dos EUA e da Ucrânia foi "uma sessão muito produtiva e útil

Reunião com Ucrânia foi muito produtiva, mas negociação continua

As duas partes começaram a preparar o terreno para isso na semana passada, em Genebra

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que a reunião deste domingo (30) entre altos funcionários dos EUA e da Ucrânia foi “uma sessão muito produtiva e útil, na qual houve avanços adicionais”, mas ainda há muito trabalho a ser feito.

“Continuamos realistas quanto à dificuldade desta situação, mas à medida que avançamos, creio que existe uma visão compartilhada de que não se trata apenas de acabar com a guerra – o que é muito importante –, mas sim de garantir o futuro da Ucrânia, um futuro que esperamos ser mais próspero do que jamais foi”, disse Rubio em breves declarações após a reunião de várias horas no sul da Flórida.

O principal diplomata americano afirmou que as equipes não estavam trabalhando apenas em termos que pusessem fim aos combates entre a Ucrânia e a Rússia, mas também em “termos que preparassem a Ucrânia para a prosperidade a longo prazo”.

Ele afirmou que as duas partes começaram a preparar o terreno para isso na semana passada, em Genebra, na Suíça, e continuaram o processo por meio de comunicações ao longo da semana.

Nem Rubio nem o alto funcionário ucraniano Rustem Umerov responderam a perguntas da imprensa após a reunião.

Enviado de Trump deve ir a Moscou

O secretário de Estado Marco destacou que a Rússia terá um papel central em qualquer acordo, classificando as negociações de paz como frágeis.

“Isto é delicado, é complicado”, disse Rubio aos jornalistas após a reunião. Aliás, contou com a presença do enviado especial Steve Witkoff e do genro do presidente Donald Trump, Jared Kushner.

“Há muitas variáveis ​​envolvidas e, obviamente, há outra parte que terá de fazer parte da equação”, disse Rubio.

O secretário de Estado afirmou que intensificarão os esforços diplomáticos do governo nesta semana. Espera-se que Witkoff viaje a Moscou para novas conversas.

Rubio afirmou que as autoridades americanas “têm mantido contato, em diferentes graus, com o lado russo. Mas também temos uma compreensão bastante boa dos pontos de vista deles”.

Fonte: cnn