Processo contempla estudantes que já estão na rede, crianças em fase de transição entre unidades escolares
A Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis divulgou o calendário para rematrícula e matrícula de 2026, para as escolas da Rede Municipal de Ensino. O processo, portanto, contempla estudantes que já estão na rede. Bem como crianças em fase de transição entre unidades escolares e novos alunos que buscarão uma vaga para o ano letivo de 2026.
Conforme a Secretaria, o período de 24 a 26 de novembro será dedicado exclusivamente à rematrícula dos estudantes. Ou seja, para os que já frequentam as escolas municipais.
No dia 27 de novembro, inicia a matrícula dos estudantes oriundos do microplanejamento, do processo de redimensionamento e da Cáritas. Dessa maneira, garante o atendimento dos alunos que precisam mudar de unidade escolar em razão da idade ou da etapa de ensino.
O microplanejamento é a etapa em que a Secretaria antecipa e organiza o fluxo de alunos. Isto é, por questões pedagógicas e estruturais, precisam ser transferidos entre unidades.
Aliás, o município têm escolas de educação infantil que atendem apenas crianças de seis meses a três anos. Sendo assim, quando esses alunos completam quatro anos, precisam mudar para outro centro de ensino.
Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis
Esse processo também ocorre quando as crianças passam da educação infantil para o ensino fundamental, iniciando a primeira série. O redimensionamento visa ajustar essa janela de datas criada para organizar a transferência dos estudantes que já estão na rede, mas que precisam mudar de unidade escolar.
Após essas etapas, no dia 2 de dezembro, abre-se a matrícula para novos estudantes que desejam ingressar na Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis.
Os responsáveis precisam procurar a unidade de ensino e apresentar os documentos necessários para a matrícula sendo. Ou seja, Certidão de nascimento da criança ou Carteira de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de vacinação e atestado de unidade básica de saúde; Comprovante de endereço; Cartão do SUS; Tipagem sanguínea e fator RH; Carteira de Identidade (RG) da mãe, pai ou responsável legal; para beneficiários do Programa Bolsa Família, é obrigatório apresentar o cartão com o NIS do beneficiário.
No ato da matrícula, a escola também fornecerá os formulários para preencher como a ficha de matrícula.


