Mais de 20 estados brasileiros registram aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo boletim da Fiocruz
A vacinação contra a Influenza está liberada para toda a população de Rondonópolis a partir desta segunda-feira, 1º de julho em todas as Unidades Básicas de Saúde.
A ampliação da vacinação ocorre em um momento de alerta nacional: mais de 20 estados brasileiros registram aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A campanha iniciada em abril, estava voltada apenas aos grupos prioritários, como idosos, gestantes e profissionais da saúde. Mas agora qualquer pessoa acima de seis meses de idade pode receber a imunização. Desde que não esteja com febre no dia que for receber a vacina e apresente um documento de identificação com foto.
Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de se imunizar antes que as temperaturas caiam ainda mais, uma vez que no inverno, os casos de síndromes respiratórias tendem a aumentar. A vacinação é fundamental para reduzir os riscos de agravamento e internações.
A Fiocruz aponta que 72,5% dos óbitos no Brasil por Síndrome Respiratória Aguda Grave estão ligados à Influenza A. Ou seja, um tipo de gripe que pode ser prevenido com a vacina.
Disponível em todas as unidades de saúde do município
O coordenador da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Bom Pastor, enfermeiro Paulo Bastos explica que a vacina utiliza o vírus inativo. Portanto, enfraquecido, garante segurança à população. “Ela não causa gripe. Os efeitos colaterais mais comuns são leves, como febre baixa e dor no local da aplicação. Não provoca alterações fisiológicas ou metabólicas”, afirma.
A aplicação das vacinas está disponível em todas as unidades de saúde do município, das 7h às 11h e das 13h às 16h30. Por enquanto, não há prazo final para a campanha. Portanto, a recomendação é que todos busquem a imunização o quanto antes, especialmente os mais vulneráveis às complicações respiratórias.