No momento, você está visualizando Sema MT executa projeto para auxiliar pequenos produtores
Sema e parceiros promovem ação em Tangará da Serra para apoiar pequenos produtores na recuperação ambiental e regularização

Sema MT executa projeto para auxiliar pequenos produtores

Sema e parceiros promovem ação em Tangará da Serra para apoiar pequenos produtores na recuperação ambiental e regularização de propriedades rurais

A Sema MT e consultores dos Serviço Florestal Brasileiro e do Instituto ICA, realizaram visita técnica ao Assentamento Bezerro Vermelho, em Tangará da Serra, para execução de projeto que irá auxiliar pequenos produtores na restauração de áreas degradadas de suas propriedades para regularização ambiental.

A ação contou também com a participação do PCI, Seaf e município de Tangará da Serra.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, o projeto piloto tem como escopo viabilizar 1.300 cadastros ambientais rurais. Bem como a recuperação de  270 hectares no município de Tangará da Serra. Três assentamentos, subsidiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, se beneficiaram com a iniciativa. Projeto semelhante também deve ocorrer no município de Barra do Garças.

Segundo ela, em fevereiro deste ano o Governo de Mato Grosso, prefeitura de Tangará da Serra, Sindicato Rural do município e o Instituto PCI, assinaram ACT para regularização ambiental de pequenos produtores. Desde então, uma força-tarefa vem sendo realizada junto a essas comunidades para facilitar a comunicação e o entendimento para aplicação do Código Florestal Brasileiro.

O gerente de Regularização e Revitalização da Seaf, Flávio Costa, destaca que 191 propriedades contempladas com o projeto já regularizadas no âmbito fundiário. Entretanto, necessitam da regularização ambiental para terem acesso a créditos.

Reunião

Além da visita técnica às comunidades, a Sema também realizou reunião com representantes do Sindicato Rural de Tangará da Serra e município.

O objetivo da reunião foi discutir estratégias para impulsionar a regularização ambiental nas propriedades rurais.

Desde que firmaram o ACT em fevereiro deste ano, já realizaram e aprovaram 41 cadastros ambientais rurais no CAR Digital referentes às propriedades incluídas no projeto.

O presidente do Sindicato Rural, Romeu José Cioquetta, destacou a importância do projeto. Sendo assim, reforçou a relevância do órgão ambiental estar cada vez mais próximo dos pequenos produtores. Dessa forma, repassarão informações claras e em linguagem simples sobre as providências a serem adotadas.