No momento, você está visualizando Seminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis
Rondonópolis recebeu o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas - Foto: Divulgação

Seminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis

Importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios

Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas e pedagógicas dos 14 municípios que compõem a regional. Assim, consolida-se como um importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

A abertura contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior. Ambos reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o fortalecimento do regime de colaboração.

Durante seu pronunciamento, Carlos Júnior apresentou resultados expressivos obtidos pela educação municipal. Ou seja, como o aumento do índice de alfabetização na idade certa, que passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão. Além disso, a evolução dos indicadores educacionais medidos pelo SAEB. Segundo ele, esses avanços são fruto do trabalho colaborativo entre gestores, professores, servidores e Governo do Estado.

Qualificação na educação

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou, na ocasião, a confiança depositada nos profissionais da educação municipal. Aliás, reconhece o empenho de gestores, diretores e professores na construção dos resultados alcançados.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a educação. Desde o início da nossa gestão, acreditamos nos profissionais da rede, confiamos no trabalho desenvolvido e continuamos colaborando para que a educação avance cada vez mais”, afirmou o prefeito.

Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências exitosas desenvolvidas nos municípios da regional. Também discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e fortaleceram o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O seminário reafirma, dessa forma, o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, evidenciando que o trabalho colaborativo entre os diferentes entes federativos tem sido fundamental para impulsionar os resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes mato-grossenses.